Opinião: Filmes clichés de natal que deverias ver

O natal está à porta, e tráz consigo todas aquelas comédias românticas cheias de neve, luzes e clichés que já conhecemos. A mágica natalícia que vem diretamente do Polo Norte (ou, talvez, da Netflix) faz com que toda a família permaneça sentada em frente ao ecrã, hipnotizada com filmes que podem ser puro trash e que, sim, todos sabemos como termina.

Nesta época do ano todas as plataformas de ‘streaming’ oferecem um catálogo variado de filmes natalícios que todos vimos, mas que não queremos admitir, pelo menos, publicamente.

O que parece ser a “fórmula secreta” para estas comédias românticas são a simplicidade do argumento “rapaz conhece rapariga”. Depois disso, ele fará algo errado e terá que se redimir com um grandioso ato de humilhação pública, se não, nada de “felizes para sempre”.

As comédias românticas já mudaram muito e souberam adaptar-se bem aos novos tempos, porém, fizeram-no sem sair da comodidade dos clichés, na qual todas as mulheres são muito infelizes porque nenhum homem as quer, e claro, estão sozinhas no natal. Oh não, que fracassadas! Por outro lado, as personagens masculinos não são muito melhores, são os típicos rapazes ricos que só querem uma boa bebedeira e estar com uma mulher diferente cada noite. Então o casal conhece-se,  apaixonam-se, casam-se e, depois de dois filmes mais, serão pais. E tudo graças à mágia do natal.

Contudo, ainda há filmes bastante interessantes que, apesar de terem o argumento habitual e as fórmulas de sempre, conseguem oferecer ao espetador elementos novos, que fogem do caricato e que nos fazem rir a gargalhadas.

Filmes clichés de natal que deverias ver:

  1. Jingle Jangle: A Christmas Journey (2020): Um filme para toda a família. Cheio de música, magia e muitas aventuras! Conta a história de Jeronicus Jangle, um construtor de brinquedos mágicos que acaba de construir o melhor brinquedo de todos: um boneco falante vestido de mariachi e com a voz do Ricky Martin.
  2. Holidate (2020): Uma comédia romântica com momentos hiláriantes e com um casal protagonista encantador: Sloane e Jackson, que odeiam passar qualquer festividade sozinhos e, quando se conhecem, decidem que passarão todas essas datas importantes juntos.
  3. Klaus (2019): Uma das melhores animações de natal que já vi. Delicada e emocionante. Conta a história de Jasper, um jovem preguiçoso a quem o pai obriga a trabalhar como entregador de correios a uma ilha remota no Círculo Polar Ártico.
  4. Let it Snow (2019): Um filme no qual os jovens protagonistas vivem diversas aventuras para se conhecerem a si mesmos. Rompe com alguns típicos clichés e tem momentos muito divertidos. Vale a pena assistir com toda a família.
  5. The Grinch (2000): O Clássico de natal que não podes perder! O adorável e rabugento monstro verde quer acabar com o natal e tem um plano malévolo para roubar de todas as pessoas de Whoville as suas lembranças de natal, até que conhece a menina Cindy-Lou e os dois se tornam amigos.

 

Aida Zimmer

 

 

Publicado a

Comentários fechados em Opinião: Filmes clichés de natal que deverias ver