Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #7 – Rui Guimarães

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 7ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Rui Guimarães.

Rui Guimarães

Engenharia Informática e de Computação (2005)

Software Engineering Manager na Trade Me

 

Dar a volta ao mundo com a PLAYLIST de Rui Guimarães

“2020 vai ser o primeiro ano, dos últimos 18, no qual não saí para viajar do país onde vivo. É um ano que só nos vai permitir recordar o que viajamos no passado.

Tenho a sorte de nos últimos 18 anos ter viajado por todos os continentes, à exceção da Antártica. Por isso esta minha playlist é uma homenagem à música dos quatro cantos do mundo, em particular dos vários continentes por onde passei, como recordação de quando os visitei.

São músicas, que de alguma forma me marcaram ou marcam esses locais.

Começo com o Uruguai e com aquele que é um dos meus cantores favoritos: Jorge Drexler com “Soledad“. A visita ao Uruguai aconteceu em 2017 mas a única vez que o ouvi ao vivo foi em Espanha em 2008.

Mas falando da América do Sul e de alguém que canta sobre solidão, é incontornável não dar um salto ao Brasil e ouvir Caetano Veloso com “Sozinho“. A visita ao Brasil também aconteceu em 2017.

Claro que, a falar Português, há sempre a tentação de procurar o “Caminho de voltar” à Europa e a Portugal. Ninguém é melhor que Tiago Bettencourt para dar voz ao que de melhor acho que se faz em Portugal no que toca a música. Portugal foi a minha casa durante 30 dos meus 39 anos de vida.

A Europa é um dos continentes onde a cultura musical é mais rica e diversa. Que melhor exemplo disso que ouvir um tenor Italiano Andrea Bocelli a cantar uma música Francesa de Edith Piaf, nesta perfeita interpretação de “La Vie En Rose“. Entre 1996 e 2012 contei seis visitas a França e três a Itália.

Um salto ao outro lado do mundo levou-nos à Oceania… com duas cantoras que na última década foram ouvidas um pouco por todo mundo: Sia, da Austrália, e com o seu estilo muito alternativo, a cantar “Elastic Heart” e a jovem de nome Ella Yelich-O’Connor conhecida como Lorde, da Nova Zelândia, a cantar “Royals“. A Nova Zelândia é a minha casa desde 2012 e a Austrália já foi visitada inúmeras vezes desde essa altura.

Mais a norte, na Ásia, a escolha musical vai para o único país nesta lista que ainda não visitei, mas Yiruma, da Coreia do Sul, é o músico que oiço todos os dias e por isso não podia faltar. Aqui fica uma das suas músicas, mas reconhecidas, “River Flows in You“. O país mais próximo que visitei, em 2009, foi o Japão, em que a música tradicional tem um encanto especial, aqui nas mãos de Kasumi Watanabi. A nível cultural, também a Ásia tem uma riqueza que perdura há muitos séculos.

Na América do Norte a escolha a nível musical é, neste momento, perto de infinita, mas começo com uma música bilíngue do mundo de fantasia da Disney porque consegue juntar vários mundos deste continente: “Remember Me“, escrito nos Estados Unidos da América e cantado quer por Americanos quer por Mexicanos na sua versão original. As várias viagens pelos Estados Unidos da América aconteceram em 2010, 2012 e 2013.

Mais a norte, do Canadá, vem a música do primeiro CD que comprei quando tinha 10 anos: Bryan Adams, que aqui fica representado com o “Summer Of ’69“. A primeira visita ao Canadá foi em 2010, e foi também o último lugar onde estivemos fora da Nova Zelândia: estivemos lá em 2019.

Por fim o continente onde tudo começou… com uma das maiores divas da música… Cesária Évora de Cabo Verde, o primeiro país em África que visitei em 2001, a cantar Sodade. As raízes de Portugal em Cabo, ainda na altura, completamente evidentes. A visita seguinte a África foi a Marrocos, só em 2010, onde o calor do país também fica presente na música, aqui de Oum com “Taragalte“.

 

PLAYLIST de Rui Guimarães

  1. Soledad – Jorge Drexler
  2. Sozinho – Caetano Veloso
  3. Caminho de voltar – Tiago Bettencourt
  4. La Vie En Rose – Andrea Bocelli
  5. Elastic Heart – Sia
  6. Royals – Lorde
  7. River Flows in You – Yiruma
  8. Música Tradicional Japonesa por Kasumi Watanabi
  9. Remember Me – da animação infantil “Coco”
  10. Summer Of ’69 – Bryan Adams
  11. Sodade – Cesária Évora
  12. Taragalte – Oum
  13. Anda Comigo ver os Aviões – Os Azeitonas

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #7 – Rui Guimarães