Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #3 – Filipe Mendonça

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 3ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical do alumnus Filipe Mendonça.

 

Filipe Mendonça

Mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2020)

Engenheiro de Projeto na Appirio

 

Conhece os momentos que marcaram as escolhas de Filipe Mendonça

“Era bastante improvável estar eu a falar de música sem mencionar em primeiro lugar os Arctic Monkeys. Assim, começo com eles, a banda que mais me marcou no período de tempo em que estive na FEUP. Já os conhecendo (não muito) o facto de os ter visto no SuperBock SuperRock no primeiro ano de faculdade, funcionou como um “abre olhos” a nível musical. É prática comum olhar para as músicas escritas pelo Alex Turner e sentir quase como um sentimento de raiva por não ter pensado naquela música ou ideia antes. E esta música (The Bakery) é um belo exemplo, uma melodia bastante calma, não muito comum na banda, e uma letra tão simples e mundana que dificilmente passa ao lado de quem a ouve.

Durante o meu percurso académico, os tempos de convívio foram muitas vezes (mesmo muitas) passadas em grupo e com algumas guitarras espalhadas pelas mãos de quem estivesse presente. Se havia música que era cantada em grupo, por todos os presentes, e com uma força sem igual, era a Chaga dos Ornatos. Sendo a FEUP uma faculdade que recebe imensos estudantes de fora da cidade, como é exemplo o meu grupo de amigos, demonstra bem que a banda, originada no Porto, ultrapassou bem os limites da cidade e marcou a minha e outras gerações por todo o país.

Falar de música durante o meu período na FEUP é falar no festival de Paredes de Coura. Quem teve a felicidade de ir ao “Paredes” pôde comprovar, como eu, que ano após ano as margens do Rio Coura facilmente se confundiam com os corredores do edifício B da faculdade, de tanto futuro engenheiro que lá marca presença em todas as edições. Assim, escolho uma banda que atuou na primeira edição em que estive presente no festival.  A Come A Little Closer dos norte-americanos Cage The Elephant, que mais tarde viriam a repetir a presença em Paredes de Coura.

Muitas foram as épocas de exame em que Bon Iver era a banda sonora. Esta música em especial (For Emma, Forever Ago) descobri numa versão acappella no “A Take Away Show” que a banda gravou em Paris. Desde então virei fã da banda e em especial das harmonias feitas por todos os elementos.

Talvez a melhor experiência que a FEUP me proporcionou foi, ironicamente, fora da FEUP. Em setembro de 2016 fiz as malas e fui de Erasmus, na primeira experiência a viver sozinho e noutro país. Das memórias mais frescas que tenho dessa altura é de estar a ouvir em “repeat” a Ceilings dos Local Natives enquanto contemplava a bela cidade de Valência.

Numa playlist de 8 músicas que represente o que eu ouvia nesta época o Mac DeMarco tem de estar presente. Difícil foi a escolha de uma só música, mais fácil seria escolher o álbum “2” do artista. Ainda assim, forço-me a escolher a Ode to Viceroy.

À medida que os anos foram passando, o meu gosto musical foi mudando, também por novos estilos que fui conhecendo. O multi-instrumentista French Kiwi Juice foi um dos grandes responsáveis por isso, pelo seu estilo de música que chegou a mim como uma lufada de ar fresco.

Para finalizar escolho os boy pablo, uma das minhas bandas do momento. São a prova que está aí uma nova geração muito talentosa a fazer música boa e diferente. Como é também exemplo o caso do Yellow Days, que teve de ficar fora desta lista. Os boy pablo marcam também o meu último “Paredes” enquanto estudante. A tkm é das minhas favoritas, daquelas que ouvindo uma vez não sai o resto do dia da cabeça.”

 

Playlist do Alumnus

  1. Arctic Monkeys – The Bakery
  2. Ornatos Violeta – Chaga
  3. Cage The Elephant – Come A Little Closer
  4. Bon Iver – For Emma, Forever Ago
  5. Local Natives – Ceilings
  6. Mac DeMarco – Ode to Viceroy
  7. FKJ – Better Give U UP
  8. boy pablo – tkm

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #3 – Filipe Mendonça