Opinião: “Just Kids” – Patti Smith

Patti Smith, uma jovem pobre do sul de Nova Jersey, começa esta viagem ao mudar-se para Nova York em busca do seu sonho: o de se tornar uma artista e poeta. Eventualmente tornou-se a mulher renascentista dos punks que todos conhecemos, mas antes disso muito teve de moldar a sua aparência, personalidade e versos.

https://blitz.pt/principal/update/2019-08-17-Patti-Smith-Acredito-que-Horses-continua-a-chegar-as-pessoas-que-se-sentem-sozinhas.-O-regresso-a-Portugal-e-hoje-em-Paredes-de-Coura

Patti Smith em 1976, 1996 e 2014 @ Getty Images

Smith abre-nos os braços e aceita-nos como velhos amigos. Alguém com quem nos sentamos num jardim ou num café e nos conta a sua vida. Patti aceita a sua ingenuidade juvenil, deixando as suas emoções de um tempo longínquo fluírem, colocando-nos numa atmosfera de nostalgia de uma vida que não foi nossa.

Foi com 20 anos que conheceu Robert Mapplethorpe, que tinha a mesma idade e era igualmente pobre. Por cada um deles ter um senso de estilo pessoal inato e altamente original, Smith encontrou em Mapplethorpe um colaborador inspirado e igualmente determinado, um homem tão obcecado com a criação artística como ela. E tal como o título sugere, esta amizade duradoura foi definida mais do que qualquer outra coisa exatamente pela sua inocência e pureza.

https://www.dazeddigital.com/art-photography/article/46410/1/lloyd-ziff-see-the-first-ever-portraits-of-patti-smith-and-robert-mapplethorpe

Photography © Lloyd Ziff

Independentemente daquilo que acontecia no mundo em redor deles, da pletora de sentimentos que crescia como flores selvagens dentro de cada um, Patti relembra-nos que o amor que nutriam um pelo outro andava de mãos dadas com a sensação de serem apenas crianças.

Em adição, apesar de ser uma autobiografia, Patti não deixou de parte, de todo, o talento e a arte de Robert, mais especificamente a sua paixão por fotografia. Sendo ela a maior musa da sua arte, quando de artista e poeta passou a cantora e rock star em tour por todo o mundo, Mapplethorpe produziu o famoso retrato de “Horses”, álbum de estreia de Smith, o que sem dúvida ajudou a consolidar a imagem de ambos.

https://www.afterglowatx.com/blog/2019/11/1/the-feminine-musique-gloria-in-excelsis-deo

Photography @ Robert Mapplethorpe

Smith elaborou um livro de memórias comovente e delicadamente escrito, e em especial uma carta de amor para um homem que se tornou o seu pilar de crescimento e inspiração, e a sua amizade mais forte e pura.

Conseguiu reunir em pouco mais de trezentas páginas todos os elementos que tornaram Nova York tão emocionante na década de 1970: o perigo e a pobreza, a seriedade artística e o otimismo, a sensação de conexão a toda uma história de grandes artistas no passado, os rapazes de couro, as drag queens, celebridades, colecionadores de arte e, especialmente, o rock and roll.

A sua genuína devoção aos que mais a inspiraram artisticamente e a velhos amigos caracteriza todo o livro. De facto, e concluindo, este livro é uma ode à criação artística, a todo o trabalho que está por detrás da arte e ao reconhecimento posterior, e como certos momentos incertos e únicos podem transformar completamente o nosso destino.

 

Tiago Cardoso

Publicado a

Comentários fechados em Opinião: “Just Kids” – Patti Smith