XIX Jornadas de Engenharia Química na FEUP

No dia 14 de novembro, a partir das 8:30 horas, o Auditório da FEUP acolhe as XIX Jornadas de Engenharia Química para aproximar os estudantes do mundo profissional e debater a inovação e sustentabilidade em áreas como biotecnologia, química e ambiente.

A 19ª edição das Jornadas de Engenharia Química, tem como objetivo aproximar estudantes, docentes e investigadores à realidade industrial e empresarial, bem como dar a conhecer as inovações tecnológicas e científicas desta área sob o mote: “Engenharia Química rumo à Sustentabilidade”.

Para tal, ao longo do evento vão passar pelo palco vários oradores entre os quais o alemão Hermann J. Feise, presidente da Federação Europeia de Engenharia Química, para realçar a importância da redução das emissões de dióxido de carbono em prol da sustentabilidade. No entanto, o dia começa com a palestra “Made in FEUP” orientada pela engenheira Ana Alves, cofundadora do NEEQ e licenciada em 2017, para partilhar a sua experiência no processo de transição entre o ensino superior e o mundo de trabalho.

Após o coffee break da manhã entram em ação um representante da REN com mais de 17 anos de experiência na área ambiental, Francisco Parada, para explicar a importância dos engenheiros químicos na mudança do paradigma energético, e a engenheira Raquel Queirós, investigadora no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que irá partilhar a sua investigação sobre o uso de nanotecnologia como forma de detetar, remover e degradar contaminantes aquáticos.

Da parte da tarde, a inovação será a palavra chave no auditório já que a engenheira Ana Vinhas vai desvendar dois projetos em desenvolvimento, por parte da empresa Sonae Indústria, no âmbito da reciclagem e, da parte do CEO da Tintex, o engenheiro Mário Jorge Silva, o tópico será a sustentabilidade e inovação responsável na área têxtil.

Por fim, a inscrição nas XIX Jornadas de Engenharia Química garante ainda uma sessão de networking tendo em vista o contacto dos estudantes com as empresas num ambiente informal, a ser realizada no dia 15 de novembro, na Sala de atos no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC).

A única e última oportunidade para os interessados efetuarem a inscrição será no dia 14, no check-in junto ao auditório da FEUP, mediante o pagamento de dois euros.

Imagem: XIX Jornadas de Engenharia Química

Diogo Metelo

Publicado a

Comentários fechados em XIX Jornadas de Engenharia Química na FEUP