Coleção de Pablo Picasso pela primeira vez em Portugal

A exposição “Pablo Picasso. Suite Vollard” está pela primeira vez em Portugal e pode ser visitada até dia 11 de setembro, no Palácio das Artes do Porto.

A exposição conta com cem gravuras do artista catalão, criadas entre 1930 e 1937, para o comerciante de arte francês Ambroise Vollard. Este, em troca, terá oferecido quadros da sua coleção privada, nomeadamente de Renoir e Cézanne. Mas, com o falecimento do francês em 1939 e com o espoletar da 2ª Guerra Mundial, apenas nos anos 50 é que as obras veriam a luz do dia.

Em 2008, a coleção foi adquirida pela fundação MAPFRE, através da qual, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Casa de Vinho do Porto Taylor’s, chega agora a Portugal.

A obra surgiu em dois formatos diferentes. Do mais pequeno (445 x 340 mm), foram feitas 250 cópias, mas o facto das peças não seguirem uma sequência narrativa linear explícita e contarem com grande abrangência temática e de estilo, muito contribuiu para estas se encontrem dispersas em coleções públicas ou privadas. O conjunto que pertence à fundação MAPFRE, e que estará patente na exposição no Palácio das Artes, foi um dos que permaneceu completo, sendo por isso, atualmente, tida como uma das coleções mais importantes do século XX, estando também exposta em museus de renome como o National Gallery em Washington, o British Museum em Londres, o MOMA em Nova Iorque e o Museu Nacional de Pablo Picasso em Paris.

Os bilhetes tem um custo associado de 10 euros, mas a entrada é gratuita até aos 17 anos e aos estudantes é concedido um desconto de 50%. No fim da visita, e incluído no bilhete, os visitantes poderão ainda degustar de um cálice de Vinho do Porto no espaço Taylor’s Lounge.

Para mais informações ou compra online de bilhetes, podes consultar o site da exposição.

Se procuras um escape a esta época de exames ou apenas apreciar o génio do autor de Guernica e Les Demoiselles d’Avignon, esta exposição é um evento a não perder

Miguel Pereira

Publicado a

Comentários fechados em Coleção de Pablo Picasso pela primeira vez em Portugal