Porto celebra o 25 de abril

 

Ontem, dia 24 de abril, a Engenharia Rádio marcou presença no início das celebrações do 25 de abril. Conforme o habitual, a programação iniciou-se com concertos dia 24, estendendo-se até ao dia seguinte.

Coral de Letras da Universidade do Porto

Eram 22 horas quando os Kumpania Algazarra subiram ao palco dos Aliados. Apesar da chuva, por vezes intensa, e do vento forte, o concerto prosseguiu com o apoio dos que vieram para a rua celebrar e que aguentaram até à meia noite. A banda não ficou aquém das expectativas, deixando toda a gente a dançar e a cantar. Aquando do anúncio da “última” música, o público uniu-se em manifesto e a mesma deu lugar a mais três, invariavelmente acompanhadas pela batida da chuva torrencial, que se transformou em granizo e levou a maioria das pessoas a abrigar-se nos edifícios laterais ou no metro.

O público não esmoreceu e, de seguida, a chuva acalmou abrindo a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto que fez entoar canções revolucionárias, a culminar na “Grândola, Vila Morena”, cantada com o público numa só voz à meia noite. A noite prosseguiu com fogo de artifício e com a subida de Piruka a palco.

As comemorações continuam ao longo do dia de hoje na Praça D. João I, Largo Soares dos Reis e Avenida dos Aliados com concertos, jogos tradicionais, uma homenagem aos resistentes antifascistas e com o tradicional desfile pela liberdade.

Além disso, pelas 12h, será ainda inaugurada, por Rui Moreira, a exposição “A Substância do Tempo-25 fotografias de Sérgio Valente, 45 anos depois do 25 de abril” no átrio da Câmara do Porto e a Casa da Música abre portas pelas 19h com um concerto solidário que reverte a favor da associação de apoio à infância Casa do Caminho e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto-IPATIMUP.

Mais informações aqui.

 

Pedro Oliveira

Publicado a

Comentários fechados em Porto celebra o 25 de abril