PortOuvido #39

Em semana de folia, o PortOuvido disfarça-se do que de melhor tem: a polifonia da Invicta. Fomos conhecer um artista que perfuma a vida de quem passa e uma estudante encantada com arquitetura. Pelo caminho, houve ainda tempo para ouvir jazz e envergar o negro da tradição académica. Pega nas serpentinas e junta-te a nós nesta travessia sonora.

 

Na rua das Carmelitas, um entoar de diferentes línguas vai marulhando à porta da Livraria Lello. A romper com a azáfama turística que caracteriza o centro da cidade, surge a voz de Paulo Guedes, um cantor brasileiro apaixonado por samba e poesia. Contamos-te todos os pormenores em mais um Música à Moda do Porto.

A Igreja do Carmo faz há muito parte do território emocional dos portuenses. Afinal, como ficar indiferente àquele belíssimo painel de azulejos? No Café Erasmus desta semana, mostramos-te o fascínio de Stella pela colossal construção. A estudante grega decidiu abandonar temporariamente o Partenon e veio de Erasmus para cá. Aqui tens a prova de que a arquitetura da Invicta está viva e recomenda-se.

Estabelecida na Praça de Carlos Alberto desde 2013, a Embaixada do Porto é um dos locais da cidade onde poderás comprar máquinas polaroid, rolos, gira-discos e vinis em segunda mão. Mas ao penúltimo domingo de cada mês, a loja — que também é café — transforma-se num bar que funde jazz com música latina. O Postal Sonoro juntou-se à festa e registou uma boa dose de energia e animação.

O traje acompanha os estudantes do Porto desde meados do século XX. Na Praça da República, localiza-se um dos epicentros da tradição académica: o Capas Negras. É na voz de Miguel, o dono, que aguçamos a nossa curiosidade pelo negócio — tudo em mais um Porto Deles.

 

por: João Couraceiro, Bruna Neto, Sara Amorim, Mariana Cardoso, Cindy Tomé, Cláudia Freitas, Alexandre Freitas, Salomé Silva, Maria Pinho, Maria Vilela, Adriana Pinto, Anita Faria e Nina Muschketat, Bárbara Brochado, Cristiana Rodrigues, Francisca Gomes, Pedro Matias, Sofria Frias, Marta Matias, Soraia Amaral

Publicado a

Comentários fechados em PortOuvido #39