PortOuvido #34

Dezembro é sinónimo de tempo de união e de lareiras acesas. Neste PortOuvido, juntamo-nos mais uma vez aos nossos ouvintes, numa grande jam session. Atravessamos oceanos e entramos nos círculos secretos do mundo da arte.

Numa época de união, não há nada melhor do que a música para nos fazer sentir como um. No “Postal Sonoro” desta semana fomos assistir ao ensaio do Literatus, o Grupo de Fados da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fundado em 2004, conta com 10 estudantes na sua formação.

Estivemos à conversa com Camila no novo “Café Erasmus”. A estudante mexicana está em Portugal a aproveitar a sua “liberdade”. Do seu país natal, tem saudades da música – os ritmos passados nas discotecas portuenses não dão para “bailar” – e da comida.

Paula Sá, diretora da Galeria Trindade, é a protagonista do “Porto Deles”. A “arte figurativa” é central no espaço que dirige. A pintura, a ilustração e o desenho são a sua família real, privilegiando artistas portugueses, jovens e mulheres. Para si, o ponto mais interessante do seu trabalho é poder conhecer as pessoas e estabelecer amizades.

“Improvisando”, o PortOuvido foi ao ESMAE, assistir à Jazz Jam Session. Os Just Friends 4tet são o grupo deste “Música à Moda do Porto”. No início, a banda era apenas instrumental, com Rui Catarino na guitarra, Gianni Narduzzi no contrabaixo e João Almeida na bateria. Mais tarde, a voz juntou-se às cordas e à percussão, sendo Sofia Sá o membro que faltava a este quarteto de amigos.

Hoje é o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. Acabamos a viagem desta semana com um pedido: abraça estas pessoas tão especiais que tens na tua vida.

 

Por: Bárbara Brochado, Cristiana Rodrigues, Pedro Matias, Sofia Frias, Adriana Pinto, Inês Dinis, Mariana Cardoso, Joana Filipa Lima, Rita Jordão, Inês Saraiva, Francisca Carqueja, Carina Lopes, Salomé Santos, Mariana Marques, Sofia Matos Silva, Maria Eduarda Leite, Mariana Teixeira, Sara Passeira e Joana Nogueira.

Publicado a

Comentários fechados em PortOuvido #34