Engenharia Rádio debate o futuro da Rádio no III Fórum de Rádio Independente

O Podcast e a digitalização da Rádio são o grande tema da 3ª edição do Fórum de Rádio Independente, que decorre dias 1 e 2 de dezembro no Pólo Zero, no coração da cidade do Porto. Pela primeira vez, a Engenharia Rádio (Rádio Universitária do Porto) vai transmitir o evento para toda a cidade em 91.5 e 102.1 FM, que contempla um excelente painel de oradores e uma componente de formação lecionado por profissionais do mundo radiofónico.

João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, Maria Almeida, presidente do projeto de jornalismo independente “Fumaça”, João Moreira, que dá voz às personagens do Aleixo FM e Bruno Aleixo, Nuno Pires, autor e produtor da Rádio Universidade de Coimbra, Rodrigo Nogueira, autor do Podcast “Até tenho amigos que são”, são nomes que constituem o painel do debate “A Digitalização da Rádio – o Podcast, as Plataformas e as Tendências”, com moderação de Filipe Borges Teixeira, Coordenador Geral da Engenharia Rádio.

O programa contempla ainda uma visita à Rádio Universidade de Coimbra e uma Tertúlia com Fernando Alvim, humorista, locutor e apresentador, que estará presente para partilhar a sua experiência do mundo radiofónico. Todo o evento será transmitido em 91.5 e 102.1 FM através de um emissor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do emissor Bernardino Machado da Rádio Manobras.

A componente formativa do Fórum assenta num workshop de Produção e Locução, a cargo de César Nóbrega, animador de rádio e jornalista na Rádio Nova. O workshop tem como finalidade a produção de um programa, desde a sua estruturação à gravação e edição. O encontro vai facultar ainda um convívio eminente entre todos os participantes onde experiências, opiniões e aprendizagens serão um intercâmbio entre todos.

As inscrições são gratuitas. A Engenharia Rádio convida todos os entusiastas do mundo radiofónico a participarem nesta experiência e, para além disso, incentiva a todos os participantes a debaterem constantemente os paradigmas deste que é um dos mais antigos órgãos de comunicação social, de entretenimento e, para muitos, um grande companheiro.

O Fórum de Rádio Independente nasceu há quatro anos pela mão da Engenharia Rádio, com o intuito de cultivar e incutir a cultura radiofónica a membros de projetos independentes de rádio em Portugal, não fechando nunca as suas portas a meros amadores e/ou ouvintes. Atualmente, é um local de discussão, partilha e promoção a nível nacional da Rádio Universitária, Independente, Experimental e Comunitária, onde são tratados temas relacionados com a temática da rádio e da comunicação em geral.

A Engenharia Rádio (ER) é a única Rádio Universitária na cidade do Porto. De carácter universitário, independente e experimental, emite 24/7 a partir dos nossos estúdios na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e conta com 16 programas de autor em grelha, num formato podcast e mais de 60 colaboradores de várias faculdades. Para além dos programas próprios, tem neste momento em grelha programas em parceria com o JPN (FLUP), FCNAUP, Hip Hop Rádio e Centro Hospitalar de São João. Nos quase 12 anos de existência, já cobriu e organizou diversos eventos, num programação dinâmica e interactiva, sendo também uma preocupação a divulgação de notícias relacionadas com o mundo académico, o mundo da música e a atualidade local.

Mais info no site do evento ou na página de Facebook do evento.

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em Engenharia Rádio debate o futuro da Rádio no III Fórum de Rádio Independente