Os novos desafios do BEST Porto

Após um ano de várias atividades, tomou hoje posse a nova direção do grupo local do Porto do Board of European Students of Technology​, mais conhecido por BEST Porto. Hugo Teixeira, estudante da FEUP, é o novo Presidente.

Guiada por Beatriz Pereira, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais decorreu hoje, 27 de setembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Hugo Teixeira, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP é o presidente da 23ª Direção desta associação.

A sessão começou com uma mensagem de Carlos Garrido e Patrícia Pires, antigos membros do BEST Porto, que deram uma perspectiva pessoal da sua passagem e deram uma motivação adicional àqueles que começam hoje um novo ciclo.

Augusto Sousa, vice-presidente do Conselho Pedagógico da FEUP,  em representação da Direção da FEUP, começou por deixar uma mensagem aos pais dos novos dirigentes. De seguida, realçou o valor que a Direção da FEUP atribui às atividades realizadas pelo BEST Porto, que complementam a atividade letiva. A internacionalização e multidisciplinaridade foram também características valorizadas na atividade desta associação, cujos membros se dividem entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Francisco Vasques, Professor na FEUP, focou a sua intervenção na European BEST Engineering Competition (EBEC), uma competição organizada pelo BEST que, apesar dos constrangimentos de espaço que a organização encontrou nesta última edição, foi um sucesso. Francisco Vasques deixou um desafio à organização da próxima edição, na manutenção do formato em Open Space, opinião partilhada por José Luis Esteves, Professor da FEUP.

Vítor Dias, Diretor da região norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) relembrou o prémio Boas Práticas – Associativismo Estudantil recebido pelo BEST Porto em 2016, sendo um exemplo para outras associações, tendo-se disponibilizado para manter o apoio dado pelo IPDJ às atividades do BEST Porto.

Um exemplo para futuro

Simão Lúcio, estudante de Engenharia Informática e de Computação e Presidente da Direção cessante fez uma retrospectiva do mandato. Foram várias as atividades realçadas, desde o encontro Autumn RM, à competição Best SciTeCh 2018 na FEUP, que contou com a cobertura da Engenharia Rádio. A EBEC deste ano juntou mais de 200 participantes, numa edição temporariamente fora da FEUP num formato Open Space mas que a organização pretende que regresse às instalações da FEUP. A Career Craft foi uma nova aposta do BEST, um evento de apoio à carreira que trouxe novas empresas e reuniu estudantes dos vários cursos da FEUP. O evento lúdico denominado JAM e o Summer Course dedicado ao tema da liderança foram o culminar de atividade da 22ª Direção. “Foi uma experiência inacreditável”, afirma Simão Lúcio, equiparando o BEST Porto a uma “caixa de ferramentas”, pronta a ser utilizada pelos seus membros e por todos os que participam nas suas atividades.

 

Novos orgãos sociais

Tomaram de seguida posse os novos Órgãos Sociais:

XXIII Direção do BEST Porto:

Presidente: Hugo Teixeira

Tesoureiro: André Oliveira

Secretaria: Cátia Rodrigues

Vice-Presidente: Margarida Martins

Vice-Presidente: Luís Monteiro

Presidente da Mesa de Assembleia Geral: Teresa Sousa

Presidente do Conselho Fiscal: Diogo Moreira

 

Direção sem medo de arriscar

Hugo Teixeira começou por agradecer aos presentes e à equipa que com ele terá a tarefa de criar novos tipos de atividades e inovar, para continuar a missão de promover o desenvolvimento pessoal dos estudantes, especialmente da FEUP e FCUP. “Queremos criar competições em diferentes moldes e mais eventos de suporte à carreira. Não temos medo de arriscar!” confessa o novo Presidente do BEST Porto.

 

Fundado há 22 anos, o BEST Porto, sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com representação na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conta com a participação de mais de 60 membros ativos. A nível local, abrange mais de 10 000 alunos de ambas as faculdades e organiza, anualmente, mais de 10 eventos locais e internacionais, que têm como principal objetivo o desenvolvimento dos estudantes, proporcionando-lhes um ambiente saudável e competitivo em que podem ter um primeiro contacto com o mundo empresarial.

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em Os novos desafios do BEST Porto