EDP Vilar de Mouros – Regresso ao Festival Mais Antigo da Peninsula Ibérica

A edição de 2018 do EDP Vilar de Mouros decorre de 23 a 25 de agosto na pequena vila de Vilar de Mouros, em Caminha. Em edições passadas foi possível assistir a concertos memoráveis e até estreias em Portugal de grandes bandas (caso recente dos Orchestral Manoeuvres In The Dark), sendo que na edição deste ano é expectável que se equipare ao nível de memorabilidade a que nos habituou. Tal como nas edições dos últimos dois anos, irão passar pelo festival bandas que marcaram os anos 80 e 90 num formato de apenas um palco, possibilitando, assim, a presença em todos os concertos do festival.

O primeiro dia, 23 de agosto, será o mais aliciante para os fãs da música e sonoridade dos anos 80, contando com a presença, como cabeça de cartaz, de Peter Murphy e David J na celebração do quadragésimo aniversário dos Bauhaus, a banda que ajudou a cimentar o rock gótico como um género musical valendo a Peter Murphy o titulo de “Godfather Of Rock”. São esperados com todo o entusiasmo temas marcantes da, infelizmente, curta carreira de Bauhaus como são exemplo “The Passion Of Lovers”, “In The Flat Field”, “Dark Entries” e até a conhecida cover de “Ziggy Stardust” de David Bowie.

Outro dos destaques deste primeiro dia são os The Human League, de Philip Oakey, uma das mais conhecidas bandas de synth-pop e new wave dos anos 80 que foram transportados para a ribalta com o lançamento de Dare em 1981 e que se mantiveram por lá com singles como “The Lebanon”, “Human” e “(Keep Feeling) Fascination”. Descrita como uma das melhores bandas ao vivo pela imprensa especializada internacional é, sem duvida, um concerto a não perder.

Ainda no dia 23 estarão presentes os PIL ou Public Image Ltd. a banda do irreverente Johnny Rotten, membro fundador e vocalista dos extintos Sex Pistols. Este ano também marca o seu quadragésimo aniversário pelo que é esperado uma especie de “best of” que passe por toda a sua carreira desde First Issue e Metal Box (considerado um dos álbuns mais importantes de Post-Punk da sua época) a What the World Needs Now… lançado em 2015. Singles como “Rise”, “Warrior” e “(This Is Not A) Love Song” certamente serão ouvidos por todo o recinto do festival. Também no dia de abertura estarão presentes os The Pretenders, Cavaliers Of Fun e Plastic People.

No segundo dia do festival marcarão presença os Editors que irão apresentar o seu mais recente disco, Violence. Desde a sua génese em 2002 que a banda oriunda de Brightton tem crescido em popularidade apoiados no sucesso que “The Back Room” e “An End Has a Start” tiveram aquando o seu lançamento. Para além das canções do novo disco são expectáveis clássicos como “Munich”, “Papillon” e “An End Has a Start”. O dia 24 conta com Incubus como cabeça de cartaz e com atuações de Scarecrow Paulo, GNR, Kitty Daisy and Lewis e David Fonseca.

Do dia 25, último dia, é difícil de identificar um destaque claro, uma vez que estarão presentes James, banda dos anos 80 muito acarinhada pelo publico português, dEUS, a banda belga com maior projecção internacional e com grande influencia nos anos 90, e John Cale, membro fundador dos incontornáveis The Velvet Underground.

O terceiro dia do festival encerra do melhor modo possível com um festa protagonizado por Crystal Fighters, conhecidos pela sua energia e alegria em palco (e em estúdio) trazem consigo o seu disco Everything Is My Family mas os temas mais esperados serão dos seus dois álbuns anteriores Star Of Love e Cave Rave. É quase certo que não falharão “LA Calling”, “Follow” e “Bridge Of Bones”. Também Los Lobos e Luís Severo atuarão neste dia.

Os bilhetes para o EDP Vilar de Mouros estão à venda nos locais habituais custando o bilhete diário 35€ e o passe geral 70€ com acesso ao campismo.

Francisco Lobo de Ávila

Publicado a

Comentários fechados em EDP Vilar de Mouros – Regresso ao Festival Mais Antigo da Peninsula Ibérica