VCI no Porto com novos limites de velocidade

Assistimos silenciosamente à mudança das placas de velocidade na VCI no sentido Freixo-Arrábida, que foram alteradas recentemente de 90 para 80km/h. Não há registo de qualquer comunicação aos portuenses no que diz respeito a esta decisão.

Pelo que a Engenharia Rádio conseguiu perceber, os limites de velocidade em todo o sentido Freixo-Arrábida foram alterados, sendo que o limite em toda a extensão da VCI, incluindo a travessia das pontes, é agora de 80 km/h. É de relatar a opacidade no que concerne à tradução em multas dos excessos de velocidade detetados pelos radares da Via de Cintura Interna – VCI. O independente Rui Moreira foi somente informado pela comunicação social “Soube pelos jornais que a Infraestruturas de Portugal (IP) vai reativar os radares e não tiveram o cuidado de nos avisar” franziu o presidente da Câmara do Porto em maio deste ano. O autarca portuense vinca ainda os dados impressionantes de sinistralidade na VCI com o excesso de trânsito.

A Engenharia Rádio tentou obter uma confirmação oficial da Insfraestruturas de Portugal (I.P.), mas até ao momento não nos foi possível obter essa informação. Fica assim a dúvida se os radares reativados há poucos meses estarão ou não ajustados para este novo limite.

[Atualização 16/07]

A Infraestruturas de Portugal confirmaram que os radares da VCI já repassam excessos de velocidade à entidade ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária).

É de relembrar que a penalização dos excessos de velocidade pelos radares da via não eram realizados há dez anos.

Foto: Filipe Teixeira

Sofia Pinto

Publicado a

Comentários fechados em VCI no Porto com novos limites de velocidade