Universidade do Porto destaca-se nos Campeonatos Universitários

Entre os dias 16 e 27 de abril foram disputadas as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro, competições promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário e a Associação Académica da Universidade de Aveiro. As modalidades com títulos em discussão foram o Futsal, Futebol, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Rugby 7s, Hóquei em Patins e Corfebol. A Universidade do Porto levou seis medalhas nas 13 finais destas modalidades e venceu quase todas as categorias de Remo.

FUTEBOL

Na final de Futebol de 11 Masculino a equipa da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) assegurou o título com uma vitória por 1-0 frente à equipa da Associação Académica da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD). O golo da vitória foi marcado já perto do apito final, aos 88 minutos. Esta partida terminou com alguns desacatos o que obrigou a que auxiliares fossem assistidos no Instituto de Medicina Legal. Tais acontecimentos levaram a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) a emitir um comunicado oficial em que coloca a hipótese de acabar com a modalidade no desporto universitário.

FUTSAL

No futsal feminino a equipa que levou o troféu principal foi a Associação Académica da Universidade de Leiria (AAUE) após uma vitória de 2-0 sobre o Instituto Politécnico de Leiria, no passado dia 20 de abril.
Os golos da vitória foram marcados por Leila Sezões, aos 5 minutos, e Ana Mendonça na segunda parte, aos 31 minutos.
Referir ainda que, nas meias-finais, a Associação Académica de Coimbra (AAC) tinha perdido com a equipa vencedora do torneio por 2-1 e garantiu o último lugar do pódio com uma vitória expressiva de 4-1 frente à Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT).

Na vertente masculina, as formações da AAUM e AAC disputaram o prémio maior, nesta que foi a sexta final em que se encontram. De qualquer forma, este ano ambas as equipas podem considerar que fizeram melhor campanha do que no ano anterior: A  AAC não tinha passado da fase de grupos e a AAUM tinha terminado em terceiro.
Neste jogo decisivo, a Associação Académica da Universidade do Minho garantiu a vitória nos minutos finais marcando o 4-3.

Além deste jogo, no encontro de definição do 3º e 4º classificado da prova, confrontaram-se as formações do Instituto Politécnico de Leiria e da Associação de Estudantes Instituto Universitário da Maia (AEISMAI). No fim do tempo regulamentar o marcador ainda estava a zeros e o jogo seguiu para a marcação de grandes penalidades. Nesse momento a equipa do IP Leiria falhou por três ocasiões contra apenas um lance desperdiçado pela AEISMAI.
Dessa forma, o bronze vai viajar para a Maia.

 

BASQUETEBOL

A final de Basquetebol Masculino, entre a Associação de Estudantes do Instituto Universitário da Maia (AEISMAI) e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), realizada no dia 20 abril, terminou com um empate no final do tempo regulamentar 58-58. Seguiu-se o tempo extra e a igualdade no marcador foi desfeita.
Sendo assim, o encontro terminou com o título a ser entregue à equipa de Aveiro, perante a vitória por 66-71.

Já no basquetebol feminino, a formação da AAUAv encontrou a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da UP (AEFADEUP). O resultado final favoreceu a equipa da cidade do Porto por um ponto (55-54).

 

VOLEIBOL

A AEFEUP tornou-se a campeã de Voleibol Masculino após derrotar a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) por 3-2.
A equipa campeã iniciou o encontro em desvantagem, perdendo o primeiro set (20-25) e conseguiu dar a volta através dos parciais 25-23 e 25-20 no segundo e terceiro set.
Contudo, a luta continuou e o resultado foi igualado após o quarto set a favor da AAULHT (25-27). No desempate final a equipa da Universidade do Porto alcançou 17 pontos contra 15 do adversário.

Quanto à final do torneio feminino da modalidade, discutida no dia 27 de abril, as universitárias da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) levaram o troféu após bater a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) por 3-0. A diferença pontual entre as equipas foi sempre confortável para as campeãs, ainda que no último set, com uma vantagem de 24-18 para fechar o encontro, tenham cedido alguns pontos até garantir o título em definitivo. As vencedoras fecharam o terceiro set por 25-23.

 

ANDEBOL

No andebol feminino, a Universidade do Porto derrotou a Associação Académica da Universidade de Aveiro, por 22-20. Este jogo foi a reedição da final da temporada anterior, no entanto, desta vez foi a equipa da Universidade do Porto a sair com a taça nas mãos. Ao intervalo a equipa que se sagraria campeã ganhava por 14-11.

Do lado das equipas masculinas, a AAUM marcou presença em mais uma final – já possuía 13 títulos na modalidade – depois de ter derrotado a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, por 33-26.
O derradeiro oponente foi a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto(aeISEP), que tinha vencido a Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), por 27-26, na meia-final.
A final ditou a vitória da AAUM por 28-20 , aumentando o peso e história desta associação na modalidade.

RUGBY 7S

No que diz respeito a esta modalidade disputada sem fase a eliminar, mas sim por campeonato, participaram seis equipas na secção masculina e três na feminina. Os campeões de ambas as competições saíram invictos, ou seja, o conjunto da Universidade do Porto venceu cinco jogos em cinco realizados no campeonato masculino com uma diferença entre pontos marcados e sofridos de 140 e a Associação Académica de Coimbra celebrou por quatro vezes conseguindo a totalidade dos 12 pontos possíveis efetuando 174 pontos e concedeu zero, na variante feminina.

Referir ainda que esta modalidade consta do programa dos Jogos Europeus Universitários. Assim, quer a Associação Académica de Coimbra quer a Universidade do Porto vão participar na competição universitária que reúne equipas de toda a Europa, tanto em masculinos como em femininos.

HÓQUEI EM PATINS

No passado dia 19 de abril, o mundo do Hóquei em Patins universitário contou com quatro partidas ao longo do dia para decidir o campeão.
Da parte da manhã foram realizados os jogos das meias-finais do torneio entre a AAUAv e  a AAC, vitória para a equipa da casa (4-3), e a partida entre a AAUM e a Universidade do Porto.
Pelas 16 horas, a equipa do Porto encontrou na final a AAUAv após vencer a meia-final por 2-3. No entanto, no momento da decisão do título vacilou.
O novo campeão de Hóquei em Patins é a Associação Académica da Universidade de Aveiro, pela primeira vez, após uma vitória clara por 5-1.

Destaque ainda para o jogo que definiu o terceiro lugar que terminou 5-4 e premiou a Associação Académica de Coimbra com o bronze.

CORFEBOL

O Corfebol, desporto que surgiu na Holanda em 1912, é praticado por equipas mistas, formadas por quatro jogadores e quatro jogadoras.
No torneio realizado participaram sete equipas, quatro das quais representavam a AAUAv. No dia 21 de abril discutiu-se a final entre a equipa 1 da AAUAv e a Universidade Nova de Lisboa.

O vencedor foi a formação da Associação Académica da Universidade de Aveiro que selou o triunfo com o resultado 6-4.

OUTRAS MODALIDADES

O mundo do desporto não se ficou por aqui. Realizaram-se, ainda, os Campeonatos Nacionais de Remo, Canoagem e Karaté.

No campeonato de Remo, realizado pela quinta vez nas instalações do Clube Naval Infante D. Henrique, em Valbom, a Universidade do Porto conquistou sete medalhas: quatro de ouro (em cinco possíveis), uma de prata e duas de bronze.

As medalhas mais pretendidas recompensaram os esforços nas provas de Skiff feminino (Joana Branco), Skiff masculino (Pedro Duarte Menezes), Quadri Scull masculino (Jõao Varela – Miguel Menezes – Pedro Menezes – Ricardo Castro) e Double Scull ligeiro feminino (Inês Oliveira – Joana Branco).
Já na prova de Double Scull ligeiro masculino, o ouro foi para a dupla André Marques – Pedro Vitor, da AAUM.

Quanto à Canoagem, a competição foi realizada em Montemor-o-Velho, no dia 22 de abril, sendo a equipa mais premiada a AAC com 24 lugares no pódio em 33 possíveis: dez de ouro, oito de prata e seis de bronze.
Assim, com 17 atletas distribuídos por seis equipas, igual ao número de inscritos pela Universidade do Porto (segundo lugar), venceu a classificação geral com uma grande margem.
Nas provas femininas as vencedoras foram Francisca Laia em K1 200 metros e Sara Sotero em K1 500 metros.
Na variante masculina, Nuno Silva venceu em C1 200 metros, Bruno Afonso em C1 500 metros, Kevin Santos em K1 200 metros e David Varela em K1 500 metros.

Por fim, a Universidade do Porto conquistou o troféu coletivo de Karaté, no dia 22 de abril, com 32 pontos. A fechar, ao trio medalhado juntaram-se a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico para segundo lugar e a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana  para terceiro lugar.

 Equipa de Remo da Universidade do Porto

 Participantes no Campeonato Nacional Universitário de Canoagem

Fotografias: FADU Portugal | Desporto UPorto

Diogo Metelo

Publicado a

Comentários fechados em Universidade do Porto destaca-se nos Campeonatos Universitários