Universidade do Porto: Entre as melhores do mundo em 5 áreas

A U.Porto continua a crescer nos rankings internacionais. É uma das 500 melhores universidades em 22 das 48 áreas analisadas no estudo levado a cabo pela Quacquarelli Symonds.

A prestação da universidade do Porto é novamente analisada a nível internacional e volta a figurar no “QS World University Rankings by Subject”, um dos rankings de ensino superior mais reconhecidos a nível internacional. O estudo realça a subida da Universidade do Porto, face a 2017, nas cinco grandes áreas temáticas avaliadas.

Assim, a U.Porto regista a sua melhor classificação nas Engenharias e Tecnologia (135ª posição – a melhor posição alcançada por qualquer universidade portuguesa); Ciências da Vida e Medicina (227ª); Ciências Sociais e Gestão (280); Artes e Humanidades (295ª); e Ciências Naturais (302ª).

Ao analisar as 48 subáreas do estudo, verifica-se que a Universidade do Porto melhora, ainda, o seu desempenho global face a 2017. Surge, pela primeira vez, entre as 51 e 100 melhores universidades do mundo em Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química. Entre as 101 e 150 destaca-se em áreas como Agricultura, Ciências do Ambiente e Farmácia e Farmacologia.

No que toca às restantes áreas, a U.Porto consta, ainda, no “top 200” e no “top 300” e consegue uma posição no “top 450” com Física e Astronomia. A Universidade do Porto não é a única universidade portuguesa a figurar no ranking, mas lidera a nível nacional em 12 áreas: Agricultura, Ciências do Ambiente, Desporto, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Aeronáutica, Engenharia Química, Farmácia e Farmacologia, Medicina, Química.

A Universidade do Porto melhora a sua pontuação média em todas as métricas. Contudo, a subida mais acentuada verifica-se no indicador de Reputação entre Empregadores, que mede a opinião do empregador sobre a qualidade dos graduados de cada universidade.

Para a edição de 2018 do “QS World University Rankings by Subject” foram analisadas a qualidade de ensino e de produção científica em mais de 4.200 universidades de 151 países, 10.000 cursos em 48 áreas de estudo (agrupadas em cinco grandes áreas temáticas). Este estudo teve, ainda, por base os resultados dos inquéritos de reputação entre empregadores e académicos de todo o mundo.

A nível europeu são Cambridge e Oxford que continuam a liderar.

L.L.

 

Publicado a

Comentários fechados em Universidade do Porto: Entre as melhores do mundo em 5 áreas