Uma mão cheia de confirmações para o Vodafone Paredes de Coura

Ao cartaz da 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura foram adicionados mais cinco nomes, são eles os Beak>Moon Duo, Ho99o9, Sunflower Bean e Manel Cruz.

Chegaram no outono de 2009 com uma mistura misteriosa de krautrock e portentoso post-punk. Para combater os largos períodos de pausa dos Portishead, Geoff Barrow juntou-se a Billy Fuller e Matt Williams – que, entretanto, saiu da banda dando entrada a Will Young – numa aventura chamada Beak>. Depois de álbuns e EPs hipnóticos, desenhados com krautrock, electrónica experimental, hip hop, avant-garde, dub, ou até mesmo música industrial, a banda regressou em 2015 com um alter-ego que lhes permitiu explorar a paixão pelo folk. Em 2016, foram responsáveis pela banda sonora do drama psicológico de Tom Geens, “Couple in a Hole”, álbum que trazem agora ao anfiteatro natural da Praia fluvial do Taboão.

A segunda confirmação foram americanos Ho99o9. Grupo de hip-hop de New Jersey, EUA com um estilo abrasivo teve início em 2012, em Nova Jersey, pela mão dos líderes TheOGM e Eaddy. Com os anos seguintes vieram alguns singles e EPs que deram notoriedade à banda. No entanto, foi com o lançamento de “Dead Bodies in the Lake” e com a extensa digressão que se seguiu que começaram a transformar-se em banda de culto, com a crítica a dar as boas-vindas ao estilo do grupo, elogiado também pelas actuações ao vivo.

De Portland, Oregon, chegam os Moon Duo, o par composto por Erik Johnson (Wooden Shjips) e Sanae Yamada, formado em 2009. O seu mais recente trabalho “Occult Architecture” foi dividido em duas partes, representações do yin e do yang, da luz e da escuridão. O primeiro volume, “Occult Architecture Vol. 1” já está disponível e é uma viagem psicadélica ao submundo.

Destacar ainda os Sunflower Bean, que em 2016 editaram o seu primeiro álbum, “Human Ceremony” e, por entre pop sonhador e indie rock, o trio de Brooklyn quer criar a sua própria versão do rock n roll, adaptado à era digital. Uma mistura de lo-fi e rock escuro pronta a hipnotizar o público do festival.

E por fim, o incontornável Manel Cruz. Depois de dar vida aos míticos Ornatos Violeta, e de fazer paragens em Pluto, Super Nada e Foge Foge Bandido, acabou a recarregar energias em Estação de Serviço, projeto com que se apresentou em 2015, com melodias conhecidas do público e frases soltas que deram vontade de memorizar.

O festival minhoto decorre de 16 a 19 de Agosto e os passes gerais podem ser adquiridos no site oficial do Vodafone Paredes de Coura e ainda em BOL.pt, Ticketea, Festicket e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten,…) pelo preço de 90€.

Publicado a

Comentários fechados em Uma mão cheia de confirmações para o Vodafone Paredes de Coura