Radokai: The North – um RPG feito por portugueses

 

 

Mazuk Boddara, Disciple of Shinnima

No mundo dos RPG (role playing games) de papel e lápis, vários nomes destacam-se: Dungeons&Dragons, Pathfinder, GURPS, World of Darkness, Shadowrun, etc…

O conceito geral deste tipo de jogos é bastante simples: o jogador encarna o papel de uma personagem, que habita um mundo fantástico, onde embarca em aventuras épicas que vão mudar o universo para sempre.

Recentemente um novo RPG, foi lançado que chamou-nos a atenção por dois motivos:

  • As aventuras passam-se num mundo de fantasia, onde a tecnologia têm a estética da era victoriana, e o sistema de governo predominante é o feudalismo;
  • Este jogo está a ser desenvolvido por portugueses.
Krumma, the Fallen Island.

Krumma, the Fallen Island.

Criado por Pedro Reis e Bruno Hermenegildo, Radokai: The North é um RPG de Fantasia Feudal e Steampunk, cuja sociedade é governada por Kreen: um metal precioso que é usado não só como moeda de troca, como também é usado para construir armas e máquinas incríveis.

Neste mundo, as personagens são Sukenjas: misteriosos e talentosos servos, com capacidades especiais, dos poderosos nobres do Norte. Estes indivíduos são rapidamente embrenhados, quer em guerras ancestrais entre províncias, como em aventuras onde viajam em navios voadores, para poder proteger uma pequena aldeia que está prestes a ser atacada por uma facção corrupta.

The Journey to Örak.

The Journey to Örak.

O sistema de jogo de Radokai, é bastante singular: ao contrário de outros sistemas, como o d20 de Dungeons&Dragons, o Drop1 System requer apenas três dados de seis faces. Quando uma personagem quer realizar uma tarefa (ex: inspeccionar uma área, atacar uma critura, etc…), o jogador rola os três dados, e depois retira um deles – daí o nome do sistema. O resultado dos dados é depois adicionado ao modificador apropriado, para saber se a personagem conseguiu (ou não), executar a tarefa.

Bulthor Joraa, Master of Stones.

Bulthor Joraa, Master of Stones.

Radokai: The North, contém um universo bastante detalhado, com histórias que conseguem cativar os jogadores e deixá-los imersos no seu mundo. E com um sistema de jogo simples, mas suficientemente dinâmico e complexo, Radokai consegue apelar tanto a novos jogadores e como a veteranos.

Atrevem-se a entrar no universo de Radokai?

Para mais informações:

  • Facebook de Radokai: The North;
  • DrivethruRPG, onde podem adquirir uma aventura introdutória ao jogo;

Publicado a

Comentários fechados em Radokai: The North – um RPG feito por portugueses