Anime Review – One-Punch Man; Episódio 2

93e032d1f43a6ba477f078d0a4aaecd81426856507_full

One-Punch Man é um anime realizado por Shing Natsume (Space Dandy), escrito por Tomohiro Suzuki (Tiger & Bunny; Saint Seiya: Legend of Sanctuary) e produzido pela Madhouse Inc. Este anime é baseado num maga do mesmo nome com história de One e arte de Yusuke Murata. Estreou a 12 de Outubro de 2015 com um total planeado de 12 episódio mais um OVA futuro.

Sinopse

Durante uma manhã como qualquer outra, Saitama acorda para ver que um enxame de mosquitos assassinos está a dirigir-se para os seus arredores. Desinteressado com isso, ele está mais preocupado com o mosquito em sua casa, que ele vê-se incapaz de matar apesar da sua força tremenda e velocidade ao ritmo de transmissão instantânea.

Quando o enxame chega à cidade, descobre-se que, na realidade, está a ser controlado por uma super-vilã, com o motif do mosquito, que necessita de sangue de forma a tornar-se mais poderosa. Face a isto, aparece na cidade um jovem cyborg, com um passado apropriadamente trágico e longo, de nome Genos. Ele encontra-se na vizinhança de forma a provar-se como herói (e vingar a sua família) derrotando a vilã que está a controlar os mosquitos.

Segue-se mais um conflito apropriadamente épico, decorrendo o duelo entre Genos e o seu adversário enquanto que o feudo entre Saitama e o mosquito leva a que estas duas personagens se cruzem. Genos é redondamente derrotado, e perto do momento que este está prestes a autodestrui-se de forma a terminar o combate, Saitama dá uma chapada na vilã e termina o problema dos mosquitos que o tem andado a chatear durante a manhã.

Genos fica de tal forma admirado que se introduz a Saitama e pede para ser seu discípulo para aprender a ser forte o suficiente para vingar a sua família. Saitama aceita o aluno, enquanto que um bando de super-vilões (tirados da versão DBZ da Ilha do Doutor Moreau) aparece de forma a adquirir Saitama que, após a sua demonstração de força durante a manhã, chama a atenção do criador da vilã-mosquito, o cabecilha de um laboratório transhumanista designado ‘‘Casa da Evolução’’.

Observações

Seguindo a explosiva estreia de One-Punch Man, este episódio, além de adicionar às batalhas com mais qualidade e duração, inicia a construção do elenco secundário do nosso protagonista.

Dado a forma como ele é apresentado, podemos ver que Genos irá ser o dito ‘‘Straight Man’’ para contrabalançar a atitude mais pragmática e comédica de Saitama, realçando o tema de desconstrução do género de super-heróis através do contraste entre Saitama e Genos, sendo este último um herói mais tradicional com um passado trágico e motivação clássica. Juntamente com isto, também é uma decisão inteligente estar a adicionar ao elenco secundário e caracteriza-los de uma forma interessante, visto que, devido à natureza invencível do protagonista, a maioria das lutas e coreografias mais alargadas desta série deverão cair nos ombros de Genos e outros na série, além de fornecer material para continuar a comédia apontada aos ‘‘tropes’’ e clichés do género.

O vilão também parece ser engraçado, sendo basicamente o Dr. Moreau mas adaptado para um shonen, agora vamos ver se vai levar a um arco mais alargado ou então irá restringir-se a esta ocasião singular.

Conclusão

            Devo dizer que esta é uma série para ver durante a altura de Outono do anime, especialmente para audiências internacionais. Embora ainda seja cedo para avaliar aquilo que poderá ser o total de uma série a partir de apenas dois episódios, não consigo de deixar de dizer que parece estar num bom caminho, e investe nas áreas que, pelo que se viu, são o forte desta história: a acção e a comédia. E como última nota, se o resto das personagens introduzidas forem de uma qualidade equiparável ao Genos, então iremos ter uma equipa de personagens memoráveis e com uma grande variedade de piadas a permear a série e introduz uma excelente regra para todos os super-heróis: o que tiveres que dizer, fá-lo em 20 palavras ou menos.

Veredito

5/5

Crítica escrita por Tiago Garcia

Publicado a

Comentários fechados em Anime Review – One-Punch Man; Episódio 2