NOS Primavera Sound 2014 (Entrevista a José Barreiro, director do festival)

Parque da Cidade - Primavera SoundO NOS Primavera Sound volta a realizar-se no Parque da Cidade, que se revela ideal para acolher o festival no Porto. Localizado junto ao mar, perfeitamente enquadrado na cidade e de fácil acesso, o parque, um dos principais atractivos do evento, volta a assumir protagonismo nas preocupações estéticas e ambientais que caracterizam este festival. O artista João Paulo Feliciano assume novamente o cargo de director artístico do festival.

A programação será novamente distribuída por 4 palcos diferentes. Os principais artistas do cartaz distribuem-se pelo Palco NOS, que, à semelhança das edições anteriores, recebe o nome do patrocinador principal, e pelo Palco Super Bock. A All Tomorrow’s Parties volta a comissariar o palco homónimo, responsável pela programação mais experimental dos vários estilos musicais, e o palco Pitchfork, comissariado pela Pitchfork Media, trará alguns dos nomes emergentes da música alternativa internacional.

Depois de anunciada a presença dos Neutral Milk Hotel, banda carismática liderada por Jeff Mangum, e do grupo de Frank Black, Pixies, o Nos Primavera Sound também confirmou a presença dos norte-americanos The National, do rapper californiano Kendrick Lamar e do legendário e influente cantor brasileiro, Caetano Veloso, entre outros.

Os primeiros concertos em festivais da banda britânica Slowdive, recentemente reunida, os nova-iorquinos Television com a obra-prima “Marquee Moon”, o pop efervescente dos Spoon, com um novo trabalho à porta, a terceira reencarnação dos Slint a reivindicar o papel crucial no aparecimento do slowcore e a apresentação do novo disco dos escoceses Mogwai somam-se também ao cartaz desta edição.

jose_barreiro_primaveraNomes da actualidade chegam ao NOS Primavera Sound para apresentarem os seus mais recentes trabalhos: o novo projecto de Nicolas Jaar, Darkside, o dinamarquês Trentemøller, com a sua fusão melancólica de indie e electrónica, as irmãs Haim com o recente aclamado fenómeno ” Days Are Gone”, a electrónica fogosa de !!! (chk chk chk) e St. Vincent com um novo álbum homologo que vem provar, mais uma vez, que existe uma grande brecha entre a pop convencional e a fusão de sonoridades criada e reinventada pela nova-iorquina.

Uma verdadeira heterogenia de estilos musicais vai invadir a cidade portuense: o post-rock dos canadianos Godspeed You! Black Emperor, o soul de Charles Bradley, a sonoridade intimista de Rodrigo Amarante ou os ruidosos britânicos Loop são alguns nomes que compõe um cartaz eclético e variado.

A Engenharia Rádio teve a oportunidade de roubar alguns minutos a José Barreiro, director do festival, para nos falar sobre a preparação da edição deste ano, sobre a vinda do irmão mais novo do Primavera Sound Barcelona para o Porto em 2012 e sobre as expectativas desta e de futuras edições. Também nos contou como está a ser a edição espanhola que decorre esta semana e convidou todos os nossos ouvintes e habitantes da cidade a experienciarem o NOS Primavera Sound, um festival diferente dos outros, quer pela sua localização, quer pela sua atmosfera, e acima de tudo pela boa música capaz de cativar pessoas de diferentes gerações e tendências.

Reportagem: Tiago Cavaleiro e Manel Fernandes

Publicado a

Comentários fechados em NOS Primavera Sound 2014 (Entrevista a José Barreiro, director do festival)