Está aí o Fantasporto 2014: 28 de Fevereiro a 9 de Março

Fantasporto 2014

Fantasporto 2014

Está aí o Fantasporto . A 34ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto decorre de 28 de Fevereiro a 9 de Março no Rivoli Teatro Municipal, com 190 filmes vindos de 33 países. Desde sempre um espaço de descoberta e de convívio com todas as artes, o festival conta este ano com quatro secções que valem como mostras individuais. São elas o já habitual Cinema Fantástico, imagem de marca do festival. A chamada Semana dos Realizadores/Prémio Manoel de Oliveira, este ano na sua 24ª edição. O Fantas Shorts, um dos mais amplos eventos de curtas metragens existentes em Portugal. E a secção dedicada ao cinema português, que este ano está representado não só neste Prémio Cinema Português, mas também em todas as outras secções competitivas (com a excepção da Orient Express).

No que respeita aos filmes de Abertura e Encerramento, “Vampire Academy” de Mark Waters e o muito esperado “The Railway Man” com Nicole Kidman e Colin Firth fazem as honras de cerimónia. Ainda no dia 28, a homenagem a Victor Fleming, com a exibição de “O Feiticeiro de Oz” na chamada secção “Fantas Classics”. No dia 7 de Março é a vez de “E Tudo o Vento Levou”, a assinalar o 75º aniversário da produção destas duas obras primas.

Até dia 9 de Março não faltarão também as conferências de imprensa, os debates, a tradicional apresentação de livros, e as exposições de artes plásticas.

O programa completo do festival pode ser visualizado aqui.

De 28 de Fevereiro a 9 de Março, o cinema fantástico é no Porto.