Fantasporto e os sapatos vermelhos

Mário Dorminsky, um dos principais responsáveis pela organização do festival.

    Com a marca que o caracteriza e porque “nem tudo se faz com dinheiro”, acontece de 25 de Fevereiro a 10 de Março mais uma edição do Fantasporto.

     A Engenharia Rádio esteve na primeira sessão de imprensa do 33º Festival Internacional de Cinema do Porto com Mário Dorminsky, Beatriz Pacheco Pereira e António Reis para saber mais sobre o evento.

    O festival arrancará com um filme-concerto com a exibição de “The Red Shoes” (1948) em homenagem a Michael Powell e Eric Pressburger e o concerto dos portugueses Beautify Junkyards que irão interpretar a banda sonora do filme de animação “O planeta selvagem”.

    Durante o festival serão exibidos cerca de 300 filmes, de 35 países diferentes: 24 dos quais europeus e 11 de países como a Jordânia, Israel, Egipto e Coreia do Sul.

    As competições terão início na segunda semana nas secções oficiais de: Cinema Fantástico (longas e curtas metragens), cinema de autor (semana dos realizadores), orient express (cinema oriental) e cinema português.

    Este ano a valorização do cinema de qualidade feito em Portugal é uma das grandes apostas do Fantasporto decorrendo um concurso entre 7 escolas de cinema nacionais e uma competição de filmes portugueses.

    Uma das retrospetivas do festival é a homenagem ao cineasta e produtor português António Macedo. Conhecido sobretudo pelos seus filmes de ficção científica como “O Princípio da Sabedoria” (1975) ou os “Os Abismos da Meia-Noite”(1984), foi o fundador do centro português de cinematografia e um dos primeiros júris do Fantasporto. Serão explorados alguns dos seus trabalhos proibidos pela censura e irá receber um prémio pela sua carreira.

    A outra retrospetiva será sobre o cinema francês atual e as estrelas que marcaram uma época de brilho e glamour patentes na exposição de fotografia presente no edifício do Teatro Rivoli durante o evento.

    De entre a programação destaque ainda para a quarta edição do prémio para os melhores blogs de cinema e para o ciclo de conferências, este ano dedicado à literatura no panorama português.

    O maior festival de cinema feito em Portugal termina na noite de 9 para 10 de Março com o  “Baile dos Vampiros” no Hard Club na zona ribeirinha da cidade do Porto.

    Os bilhetes para a edição de 2013 estão à venda em www.bilheteiraonline.pt e no Rivoli Teatro Municipal a partir de 1 de Fevereiro.

    Haverá também algumas sessões gratuitas e cadernetas com preços especiais, mais informações em http://www.fantasporto.com/

Texto: Ana Rita, Foto: Rodrigo Marcos