Fantasporto 2012 – “Rose”

roseWojciech Smarzowsk – Polónia

 

“Róza”, em inglês Rose, é um filme polaco de Wojciech Smarzowski, que mostra os tempos difíceis do final da segunda guerra, na região de Masúria, terra que outrora pertencera à alemanha. Tadeusz, um soldado polaco que regressa da guerra depois de ter perdido a sua esposa, chega a Masúria onde encontra Rose, uma masuriana que sobrevive com os poucos recursos existentes na sua quinta. Tendo sido alvo de violência física e psicológica por parte do exército vermelho Russo, e prestes a ser deportada para a alemanha, encontra em Tadeusz alguma segurança em tempos sombrios.
Este filme, demontra de outra perspectiva, a brutalidade da segunda guerra mundial, numa história comovente e aterrorizante ao mesmo tempo.

“Róza”, em inglês Rose, é um filme polaco de Wojciech Smarzowski, que mostra os tempos difíceis do final da segunda guerra, na região de Masúria, terra que outrora pertencera à alemanha. Tadeusz, um soldado polaco que regressa da guerra depois de ter perdido a sua esposa, chega a Masúria onde encontra Rose, uma masuriana que sobrevive com os poucos recursos existentes na sua quinta. Tendo sido alvo de violência física e psicológica por parte do exército vermelho Russo, e prestes a ser deportada para a alemanha, encontra em Tadeusz alguma segurança em tempos sombrios. Este filme, demontra de outra perspectiva, a brutalidade da segunda guerra mundial, numa história comovente e aterrorizante ao mesmo tempo.

Patrícia Jerónimo