Fantasporto 2012 – “Eva”

evaKike Maíllo – Espanha

Eva é um filme do espanhol Kiko Maíllo que chegou ao Fantasporto com 12 nomeações para os Goya (festival de cinema espanhol).
Daniel Bruhl é Alex Gardel, um cientísta que passados 10 anos regressa à sua terra natal para terminar um trabalho que tinha deixado a meio, a contrução de um menino robô, no qual Alex é responsável pelo comportamento emocional. Quando procura por um menino especial no qual se possa basear para a sua criação, encontra Eva, uma menina muito carísmática que é filha de Lana, uma cientísta que trabalhára com Alex e pela qual ele ainda se encontrava apaixonado e David Gardel, o seu irmão mais velho. O cientísta pede a Eva que seja a sua musa, e ao observar a sua atitude e comportamento perante os testes emocionais, Alex sente-se cada vez mais fascinado pela menina, o que o leva a questionar-se sobre o projecto. Ao mesmo tempo, reacende o amor que tem por Lana e acaba por descobrir que ela tem um segredo que pode mudar os seus planos. Este conto emocionante de ficçao científica, vem de encontro com o tema da 32ª edição do fantasporto, “o futuro agora”.

Eva é um filme do espanhol Kiko Maíllo que chegou ao Fantasporto com 12 nomeações para os Goya (festival de cinema espanhol). Daniel Bruhl é Alex Gardel, um cientísta que passados 10 anos regressa à sua terra natal para terminar um trabalho que tinha deixado a meio, a contrução de um menino robô, no qual Alex é responsável pelo comportamento emocional. Quando procura por um menino especial no qual se possa basear para a sua criação, encontra Eva, uma menina muito carísmática que é filha de Lana, uma cientísta que trabalhára com Alex e pela qual ele ainda se encontrava apaixonado e David Gardel, o seu irmão mais velho. O cientísta pede a Eva que seja a sua musa, e ao observar a sua atitude e comportamento perante os testes emocionais, Alex sente-se cada vez mais fascinado pela menina, o que o leva a questionar-se sobre o projecto. Ao mesmo tempo, reacende o amor que tem por Lana e acaba por descobrir que ela tem um segredo que pode mudar os seus planos. Este conto emocionante de ficçao científica, vem de encontro com o tema da 32ª edição do fantasporto, “o futuro agora”.

Patrícia Jerónimo

 

 

Uma mistura entre a fantasia, a ficção cientifica e o drama que deixa o espectador curioso por saber como se vai desenrolar a acção inicial. Eva fala sobre a história de uma menina de 10 anos que conhece Alex, um investigador na área da inteligência emocional, que pretende usar Eva como modelo para o seu novo protótipo. A relação que os dois estabelecem é de facto interessante, notando-se uma química fantástica entre eles. Existem ainda todos os momentos de comédia criados pela criança que se tornam num dos pontos fortes da relação.
As filmagens decorreram na Suíça no inverno, pelo que o filme é agradável visualmente devido à forma como a neve foi incorporada nas cenas. A nível de efeitos especiais não se podem contar momentos de cortar a respiração, mas a forma como trabalham a imagem do cérebro a ser projectada numa espécie de 3D é no mínimo interessante.
Em suma, é um bom filme com cenas muito interessantes e que nos faz pensar acerca da evolução tecnológica que nos acompanha a cada dia.

 

Catarina Silva