CARNAVAL VAI SER NO FANTASPORTO – Ed Wood e Drácula, numa noite que termina ao som de vários DJ’s


Como no Carnaval ninguém leva a mal, o sempre considerado “pior cineasta do mundo”, o grande Ed Wood, é alvo de uma homenagem muito especial no Fantas deste ano. “Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Edward Davis Wood Jr. Os filmes seleccionados, entre os quais “Plan 9 from Outer Space” ou “Glenn or Glenda” adquiriram desde há muito o estatuto de “cult movies”. A ingenuidade dos seus efeitos especiais, os diálogos surrealistas e o aparente (ou real, mesmo) amadorismo dos seus actores transformam estas obras delirantes em momentos únicos de comédia, capazes de arrancar sonoras gargalhadas aos espectadores.
Em tempo de máscaras, a personagem de “Drácula” ocupa um lugar cimeiro na galeria do terror. Nos 100 anos da morte de Bram Stoker, o Fantasporto não podia deixar de se associar à efeméride recuperando para o grande ecrã a obra prima desse cineasta genial que é Francis Ford Coppola. A exibição de “Bram Stoker’s Dracula” é antecedida pelo clássico do expressionismo alemão que é “Nosferatu” de F. W. Murnau. Duas visões sobre o monstro numa memorável sessão dupla. Se há casos em que a Criatura ultrapassou a obra do seu Criador, Bram Stoker fica para a História por essa inspiração de um personagem maléfico, nocturno, sedento de sangue e, mesmo assim ou apesar disso, imensamente sedutor. Conde Drácula pode ser vagamente inspirado nessa figura lendária dos tempos negros das invasões bárbaras que foi Vlad o Empalador.
Mas não só de cinema se vão viver estes primeiros dias do Festival Internacional de Cinema do Porto. Sob o tema escolhido para a edição 32 do festival – O Futuro Agora – inicia-se no Dia de Carnaval o ciclo de conferências sobre as visões do futuro nas artes e nas ciências. A primeira conferência abordará as perspectivas de evolução da literatura, dança, teatro, artes plásticas, entre outros.
Aí também tem um Carnaval “diferente”.