A Outra Dimensão #34

Bernardo Devlin nasceu em Lisboa corria o ano de 1967. Iniciou o seu percurso a solo com World, Freehold (Ananana, 1994), após vários anos de procura em colectivos como Electrodomésticos, Jardim Orgânico ou os mais destacados Osso Exótico. Albedo (Ananana, 1997), Circa 1999 (Sons do ExtremOcidente, 2003) e o mais recente Ágio (Nau/Sinal 26, 2008) completam uma discografia que se ergue como fundamental contributo para a progressão da escrita e composição de canções na nossa língua. in Mana Press Kit (http://manarecordings.wordpress.com)

O projecto Mana, que se iniciou numa primeira fase com uma série de podcasts onde músicos nacionais são convidados a interpretar material inédito, ou mesmo propositadamente gravado para o próprio projecto Mana, vai iniciar a sua segunda fase. Esta, consistirá numa série de concertos a realizar no mítico bar portuense O Meu Mercedes É Maior Que O Teu. O primeiro concerto é já na próxima sexta-feira, dia 6 de Janeiro, e estará a cargo de Bernardo Devlin. O A Outra Dimensão tem duas entradas individuais para oferecer. Para ser um dos felizardos basta enviar a resposta correcta à pergunta “Qual o título do mais recente álbum de Bernardo Devlin?”, para o email aoutradimensao@engenhariaradio.pt.

Brian Eno, músico, compositor, produtor musical e até artista plástico britânico, deu-se a conhecer ao mundo da música de uma forma mais reconhecida através da sua passagem pela banda Roxy Music. Após alguns desentendimentos com Bryan Ferry, Eno começou a sua carreira a solo tendo lançado Here Come The Warm Jets em 1973, o seu primeiro trabalho a solo. A partir daí muitos mais se seguiram, terndo alternado os seus álbuns a solo com imensas colaborações musicais, e ainda produção de álbuns de vários artistas. Neste programa fazemos uma referência especial à sua colaboração com Robert Fripp, guitarrista da banda King Crimson, que resultou em duas gravações de estúdio, (No Pussyfooting) em 1973 e Evening Star em 1975. Temas como Driving Me Backwards ou Golden Hours são bons exemplos de como Eno terá influenciado a música dos nossos dias, continuando ele próprio a inovar e surpreender nos dias que correm.

Playlist:

Forest Swords – Miarches – Dagger Paths (Olde English Spelling Bee)

Bernardo Devlin – Cytirama – Ágio (CD Nau/Sinal 26)

Nicolas Jaar – Colomb – Space Is Only Noise (Circus Company)

Brian Eno – Golden Hours – Another Grren World (Island)

Prince Rama – Om Namo Shivaya – Shadow Temple (Paw Tracks)

Brian Eno – Driving Me Backwards – Here Come The Warm Jets (Island)

Fripp & Eno – Evening Star – Evening Star (Island)

Peaking Lights – Tiger Eys (Laid Back) – 936 (Not Not Fun)

Oneohtrix Point Never – Explain – Replica (Mexican Summer/Software)

icon A Outra Dimensão #34