III Jornadas de Bioengenharia – Reportagem

As III Jornadas de Bioengenharia tiveram lugar nos dias 14 e 15 de Outubro do corrente ano no Grande Auditório da FEUP. Como não podia deixar de ser, a Engenharia Rádio marcou presença no primeiro dia deste evento académico e esteve em conversa com o Co-Director do Mestrado Integrado em Bioengenharia, o Professor Doutor Luís de Melo. Como já é habitual, os alunos tiveram a oportunidade de trocar ideias e tirar dúvidas acerca das palestras leccionadas com os próprios oradores durante os 20 minutos finais da palestra. O ambiente era de boa disposição, de interesse pelas novas descobertas que estão aí à porta e de convivio entre alunos, comissão organizadora e os palestrantes (muitos deles docentes nas duas faculdades).

Apesar dos diferentes temas abordados nas diferentes apresentações, todas elas marcaram um ponto fulcral e actual em engenharia: o empreendorismo. Esta seria então a palavra-chave que tivemos o prazer de ver comentada pelo nosso entrevistado. O Co-Director do MIB afirmou a necessidade de ser criada uma nova classe empresarial focada no desenvolvimento e investigação cientifica a nível nacional nos tempos que vivemos e também a possibilidade de os novos mestres poderem integrar empresas já existentes ou até mesmo iniciarem-se no mundo empresarial.

Em suma, estas foram mais umas jornadas recheadas de actualidade, conhecimento, comunicação e boa organização. Como disse um dos participantes: “Venham as próximas!”

icon Download da entrevista com Prof. Dr. Luis de Melo (2.64 MB)

Artigo, Entrevista e Fotos por Catarina Silva