Guimarães Jazz 2010, 12/11/2010 e 13/11/2010, Centro Cultural Vila Flor

Iniciou-se, no passado dia 11 de Novembro, mais uma edição do Guimarães Jazz, é a 19ª edição do festival que decorre até ao dia 20 de Novembro no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Considerado como um dos mais conceituados festivais de Jazz do nosso país, a edição de este ano apresenta um cartaz forte que aposta em fazer as delícias dos amantes de Jazz. A Engenharia Rádio tem o prazer de fazer a cobertura parcial do evento.

A noite de 12 de Novembro do Guimarães Jazz esteve entregue a Kenny Garrett, um saxofonista americano que conta com mais de uma dezena de álbuns como líder, e que ao longo do seu percurso no mundo da Música tocou com nomes como Chick Corea, Art Bakley, e ainda acompanhou Miles Davis nos últimos anos da sua vida. Acompanhado por Johnny Mercier no órgão e piano, Kona Khasu no baixo e Nathan Webb na bateria, Kenny Garrett e o seu saxofone alto encheram o anfiteatro principal do Vila Flor de energia, levada ao expoente na manifestação física do Nirvana que tomou conta de Kenny Garret. Um concerto que se poderá descrever como um passeio por vários territórios do Jazz, abrangendo sonoridades como o funk e passando pelo Jazz fusion, concluído com um encore intimista e simples, mas constituído por belas melodias com Kenny Garrett acompanhado apenas por Mercier no piano.

Na noite de sábado, dia 13 de Novembro, subiu ao palco do Vila Flor o projecto Saxophone Summit, reunindo em palco Dave Liebman, Joe Lovano e Ravi Coltrane, três gerações e abordagens ao saxofone distintas com um elo de ligação entre eles, a grande influência que John Coltrane teve nas suas vidas e música. Ravi Coltrane, filho de John Coltrane, juntou-se à formação após o falecimento do co-fundador do projecto Michael Brecker em 2007, sendo o último trabalho do grupo, intitulado Seraphic Light, dedicado a Brecker. Este trio de saxofonistas fez-se acompanhar neste concerto por Phil Markowitz no piano, Cecil McBee no contrabaixo e Billy Hart na bateria. Durante duas horas ouviu-se um Jazz com uma espiritualidade profunda e transcendente, melodias cheias de complexidade mas atraentes, capazes de transportar os ouvintes para uma outra realidade bem mais poética.

A Engenharia Rádio vai ainda cobrir a actuação do Charles Lloyd New Quartet, a acontecer Quinta-Feira dia 18 de Novembro, do Gonzalo Rubalcaba Quintet, na próxima Sexta-Feira dia 19 de Novembro, e o encerramento do festival com o concerto único do colectivo The New York Composers Orchestra, que se reúne propositadamente para actuar dia 20 de Novembro no Guimarães Jazz.

Em resposta a uma pergunta de Kenny Garrett durante o seu concerto, yes we are happy people!

Vídeo: Kenny Garrett – Happy People

Vídeo: Saxophone Summit – Cosmos

Galeria de Fotos (Clica numa foto para ver em tamanho maior)
{gallery}Reportagens/20101112_GuimaraesJazz{/gallery}

Reportagem: José Saavedra Ferreira
Fotos: Olga Chodzinska