Parker e Sclavis abrem Ciclo de Jazz na Casa da Música

O ciclo de jazz Setembro-Dezembro 09 da casa da música abriu no passado Sábado com um concerto duplo, que juntou dois pesos pesados no panorama do jazz europeu.

O concerto abriu com Louis Sclavis (Clarinete/Saxofone) acompanhado por dois conceituados músicos americanos: Craig Taborn (piano/teclas) e Tom Rainey (bateria). O trio fez desfilar um diversificado conjunto de emoções e sensações que rapidamente conquistaram o público. Num estilo completamente “free”, o virtuosismos de Sclavis veio à tona numa hora simplesmente brilhante. Dramático, melancólico, arrojado, versátil e com um leve toque de humorismo… Foi uma boa surpresa para todos os presentes.

Evan Parker (Saxofone) apareceu com um convidado especial que, para mim, foi a atracção da noite: Peter Evans, jovem americano e virtuoso trompetista. De facto, a presença deste músico deu uma grande riqueza ao espetáculo, conseguindo sempre arrancar sons bastante peculiares do seu trompete. Os restantes músicos fazem parte do experiente trio de Evan Parker. Na bateria esteve um senhor de 62 anos, Paul Lytton, com um estilo calmo. No contrabaixo o sensasional Barry Guy foi bastante criativo, sendo protagonista de um dos momentos altos da noite com solo em que usa dois arcos em simultâneo no contrabaixo. Evan Parker dispensa apresentações. Genial como sempre surpreendeu na articulação com Peter Evans, produzindo um resultado excepcional.

Por fim a cereja no topo do bolo: os 7 músicos da noite tocaram juntos, numa mistura de estilos e gerações que convergiram num saboroso momento de jazz, servido de bandeja ao povo portuense. Entristeceu apenas a falta de público. Apesar de enérgica, pouco mais de meia sala foi escassa para tanto virtuosismo em palco.