História

A Engenharia Rádio é um projecto da AEFEUP, que veio substituir a Rádio Interna de Engenharia que existia no antigo edifício da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na rua dos Bragas.

Ainda nos Bragas, no ano de 1997/1998 procedeu-se à reestruturação da rádio, passando esta a possuir uma grelha completa e diversificada de programas com uma hora de duração.

Em 1998/1999 foi adquirido material de som para melhorar a produção dos programas. Nesse ano lectivo nasceu também o FEUP Caffé, co-produzido pela ER. Ainda em 1999 nasceu o projecto ER Online.

No ano lectivo de 2000/2001 o projecto ER foi suspenso devido às mudanças de instalações para a Asprela.

Alguns anos depois, em 2004/2005, já no novo edifício da FEUP no polo da Asprela, foi construído pela AEFEUP o estúdio da ER, numa fracção isolada de uma das salas da AEFEUP, procedendo-se também a algumas emissões experimentais.

Em Novembro de 2006 a Direcção da AEFEUP retomou os trabalhos para reerguer a ER, tanto a nível técnico como logístico, sendo que em Fevereiro de 2007 a ER abriu portas a novos colaboradores. Em Março foi feita a grelha provisória de programação e começaram-se a gravar os primeiros programas. A primeira emissão oficial da nova ER aconteceu no dia 13 de Março de 2007. Passados alguns anos dessa data, contamos agora com um acréscimo de experiência e qualidade nos conteúdos que disponibilizamos.

ESTUDO_ER

Numa primeira fase, a emissão contínua da ER pode ser ouvida na internet no website da ER, sendo que os programas estão também disponíveis para download no website em formato Podcast. Prevê-se também a expansão da emissão para o Bar dos Alunos da AEFEUP, Bar da Biblioteca da FEUP, bem como para outros locais.

A 2 de Abril de 2008 foi criado o Núcleo AEFEUP Engenharia Rádio, tendo sido este um passo crucial para o futuro do projecto, tornando-o autónomo da AEFEUP e passando a ser coordenado por uma Direcção composta exclusivamente por membros da ER.

engenharia_radio_logotipo_horizontal

Como objectivo principal, queremos continuar a fazer cada vez mais

e melhores programas, de forma a criar uma rádio na qual os estudantes universitários se identifiquem e participem activamente nela.

bolo

 

Read