INESC TEC Science Bits #18 – A tecnologia encontra a democracia

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits, exploramos como é que a tecnologia e a democracia podem co-existir.

Em 2018 o Facebook foi alvo de escândalo. Nessa altura, jornalistas revelaram que a empresa americana Cambridge Analytica utilizou a informação de mais de 50 milhões de pessoas sem o seu consentimento para fazer propaganda política. Essa informação, obtida através do Facebook, serviu para a disseminação de desinformação junto de eleitores na rede social. Para muitos, isto foi fraude política.

Esta é só uma das várias histórias atribuladas que surgem quando democracia se junta a tecnologias de big data, inteligência artificial, redes sociais, etc. Neste episódio do Science Bits fala-se de política e tecnologia à luz das eleições autárquicas que se aproximam. Nuno Moniz e Rita Costa dão comentário.

Nuno Moniz e Rita Costa

Nuno Moniz é investigador Pós-Doutorado do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão e Professor Convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua dissertação final de doutoramento foi premiada no Fraunhofer Portugal Challenge 2017. Os seus interesses incluem outlier prediction, utility-based regression, domínios desequilibrados e analíticas de redes sociais.

Rita Costa é Professora Convidada Assistente no Instituto Politécnico de Bragança e técnica de comunicação no INESC TEC. É doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e leciona Cultura Digital, Análise e Crítica de Jogos e Design de Interação.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #18 – A tecnologia encontra a democracia