STOP, uma casa de cultura no Porto

O Centro comercial STOP, apesar do nome, é tudo menos um centro comercial. Abriu há cerca de 40 anos, mas pouco tempo depois faliu e as pequenas lojas começaram a ser ocupadas por músicos.

Foto: Raquel Pardilhó

Atualmente, o Centro comercial STOP é um local de cultura onde várias bandas enchem o edifício de música. Caminhar pelos corredores é passar por vários estilos musicais, sendo que, a partir das 21h ganha muito mais vida e ecoam-se vários sons de vários géneros.

Há mais de uma década que está em risco de fechar por falta de condições de segurança e pela legalização do edifício. O condomínio, situado na rua do Heroísmo, é ocupado por cerca de 500 músicos que foram transformando o espaço em sala de ensaios. Os músicos preferem o STOP devido às mensalidades acessíveis, afirmando que, o aluguer de salas à hora é muito mais caro e implica que os instrumentos sejam transportados diariamente, o que não é nada prático.

Líder da associação de músicos do STOP, Rui Guerra, disse em declarações ao Jornal de Noticias que, a “falta de verbas” para a realização das obras leva a “um ponto sem saída”, uma vez que o espaço é privado e os proprietários não têm dinheiro para as obras.

Contudo, se o espaço fechasse perdia-se muita cultura no Porto. O único caso parecido ao Stop é na Alemanha, o que torna o sítio raro e especial. Não é de todo o edifício mais bonito, mas está repleto de surpresas no seu interior.

Foto: Raquel Pardilhó

 

Filipa Fernandes

Publicado a

Comentários fechados em STOP, uma casa de cultura no Porto