A banda sonora de 2023: o que esperar?

Mais um ano acabou de começar. Depois do conforto natalício e do fogo de artifício, é tempo de enfrentar os doze meses que se apresentam. Apesar da “entrada com o pé direito” e dos desejos pedidos ao ingerir as passas, é impossível prever o que irá acontecer. No entanto, mais uma vez a música serve-nos de consolo. Já é possivel começar a imaginar a banda sonora de 2023, graças aos artistas que anunciaram o lançamento de novos trabalhos. A Engenharia Rádio quer que comeces o ano motivado e por isso, neste artigo, pinta-te o quadro musical dos seus primeiros meses.

Janeiro começou frenético com Iggy Pop a lançar “Every Loser”, no dia 6. Este álbum chega-nos pela Atlantic/Gold Teeth. Não se deixem enganar pela sua idade avançada, pois o padrinho do punk volta com o seu rock em todo o esplendor. Com contribuições de Watt, Guns N’ Roses’ Duff McKagan, Red Hot Chili Peppers’ Chad Smith, entre outros, este eterno jovem ainda tem muita energia com que nos contagiar!

A 20 de Janeiro, continuamos na onda post-punk/indie rock com novos lançamentos de Guided By Voices e The Murder Capital. Os primeiros apresentam “La La Land” (GBV Inc Records), que descreveram como uma espécie de acompanhamento para “Tremblers and Goggles by Rank”, lançado no ano passado. Por sua vez, os mais jovens The Murder Capital lançam o seu segundo álbum “Gigi’s Recovery” (Human Season Records). Com presença confirmada no segundo dia da edição portuense do festival Primavera Sound 2023, os irlandeses já insinuaram que este álbum irá surpreender. Como se este dia já não fosse suficientemente promissor, Mac Demarco anunciou também o lançamento de um álbum de instrumentais, “Five Easy Hot Dogs” (Mac’s Record Label), composto de 14 temas que gravou ao longo de 2022. É oportuno relembrar que o artista já teve concertos cancelados em Portugal em duas ocasiões: a primeira, aquando do cancelamento do Festival Vodafone Paredes de Coura em 2020; a segunda, quando os concertos agendados para Porto e Lisboa em setembro de 2022 ficaram sem efeito. Será este o ano em que Mac Demarco volta aos palcos portugueses?

Fevereiro irá marcar o tão esperado regresso dos americanos Paramore. Cinco anos depois do seu último trabalho, apresentam no dia 10 “This is Why” (Atlantic Records). Os membros da banda afirmaram que será também um regresso às suas raízes mais rock. No mesmo dia, Yo La Tengo lançam “This Stupid World” (Matador), o seu primeiro trabalho desde 2020.

A 24 de fevereiro chega-nos “Cracker Island” (Parlophone), trabalho de Gorillaz. Depois de nos brindarem com um concerto inesquecível no festival Nos Primavera Sound do ano passado, teremos agora dez novos temas para saborear. As colaborações de Stevie Nicks, Adeleye Omotayo, Thundercat, Tame Impala, Bad Bunny, Bootie Browne e Beck elevam o hype para níveis acima do normal – sendo que, para esta banda, o normal entusiasmo já é, em si, elevado. O mais difícil vai ser mesmo esperar até lá!

Março trará a Primavera e dois trabalhos femininos. A 10 de março, Lana Del Rey e Miley Cyrus editam “Did ou Know That There’s a Tunner Under Ocean Blvd” (Interscope) e “Endless Summer Vacation” (Columbia), respetivamente. O primeiro contará com a participação de Father John Misty. O segundo será uma carta de amor a Los Angeles.

A 17 de março, é a vez de 100 Gecs partilharem o seu segundo álbum “10,000 Gecs” (Dog Show Records/Atlantic). Estes, que fizeram companhia a Gorillaz no cartaz do Nos Primavera Sound do ano passado, apresentam neste álbum alguns singles previamente partilhados (tais como “mememe” e “Doritos & Fritos”), além de temas novos.

Será assim o primeiro quarto de 2023, rico e diverso. Mas, caro leitor, isto é só o início! Muitos outros álbuns serão lançados ao longo do ano. Diversos artistas, nomeadamente FIDLAR, The Killers, PJ Harvey, Vulfpeck, Wild Nothing e Sure Sure já deram pistas de terem novos trabalhos a caminho, apesar de a data precisa dos respetivos lançamentos não ter sido ainda divulgada.

Junta-te a nós e fica atento à música que este ano tem para te dar!

Mariana Varejão de Magalhães

Publicado a

Comentários fechados em A banda sonora de 2023: o que esperar?