Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #30 – Sofia Sousa

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 30ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Sofia Sousa.

 

Sofia Sousa

Engenharia Química

Advanced App Engineering Analyst na Accenture Portugal

 

Playlist de tatuagens musicais

“A música é daquelas coisas transcendentais, não acham? Misteriosas vibrações que fazem cócegas nos tímpanos, transformando-se em sinais elétricos que os cérebros interpretam como, lá está, música. Têm a capacidade de nos pôr ou tirar um sorriso da cara ou um pé do chão e, por vezes, de ficar connosco que nem tatuagens – e é precisamente destas que vos venho falar.

A minha primeira tatuagem foi feita pelos meus pais, fruto das viagens que fazíamos por Portugal, enquanto ouvíamos um CD dos Greatest Hits da Nina Simone. Pequenita, cantava a plenos pulmões, numa linguagem quase incompreensível a “Ain’t got no – I got life”. Um tema que, ao revisitar nos movimentados dias de hoje, relembra-me de pausar e apreciar as coisas mais simples da vida.

Com 6 anos, iniciei a minha formação musical clássica em violoncelo. Lembro-me do dia de “Escolher o instrumento”, o qual terminou rapidamente após falhadas tentativas com instrumentos de sopro e “amor à primeira vista” ou ouvido, neste caso, com o dito cujo, após ouvir aquela que viria a ser a minha professora a tocar o tema “Le Carnival des Animaux – Le cygne” do compositor Camille Saint-Saëns.

A adolescência, acima de tudo, é um turbilhão de emoções, a excitação e agonia de estar apaixonada pela primeira vez, de descobrir quem somos e, como tal, de muitas descobertas musicais. Para acompanhar todas estas mudanças apoiei-me muito no Rock e no Rock Psicadélico, em bandas como os Portishead com “The Rip”, Radiohead com o tema “Weird Fishes/ Arpeggi”, Fleetwood Mac em “The Chain” e Pink Floyd com “Breathe (In The Air)”.

Desde que entrei na FEUP, o meu mundinho musical expandiu-se para todo um universo do Indie-Rock, Techno/House e Bossa Nova, muito em parte pelo meu Pedro e pelas amizades que fiz e que  mantenho. Este ano, no Paredes de Coura com os meus amigos, houve um momento de pausa: Enquanto os L’Impératrice arrasavam o palco com “La Lune”, olhei em volta e apercebi-me que estávamos a processar aquele momento à mesma frequência frenética e, sobretudo, feliz. De certa forma, os pré-FEUPCaffés passados a comer frango de churrasco e a ouvir a “Around the World” dos Daft Punk no computador da sala do DEQ ou as tardes passadas nas margens do Rio Vez com a “Varanda Suspensa” da Céu e “O Pato” do Gilberto Gil são a essência da nossa amizade.

Na Holanda, onde fiz a minha tese de mestrado, tive o prazer de me conhecer melhor e apurar as minhas escolhas musicais com a atrevida e intemporal “Lazy” da Ella Fitzgerald, misteriosa mas sexy “Call it Fate, Call it Karma” dos The Strokes e a extraordinária “Outré Lux” dos Photay com a Madison McFerrin. A próxima escolha musical foi-me passada por uma colega de casa em Joure com um aviso – “Perigo de criar ótimas memórias” – e assim foi. A brincalhona “Prickly Pear” dos Portico Quartet é, muito possivelmente, a minha música preferida. Soa tal e qual a um abraço da vossa pessoa mais querida.

De volta a Portugal, deixo-vos o “Navio Dela”, um tema que me é muito querido, do meu artista português preferido Manel Cruz, um autêntico “monstro” em palco. Quando ouvi em concerto a “Deixa Morrer” dos Ornatos Violeta pela aquela que poderia muito bem ser a última vez, confesso que fui, emocionalmente, até ao expoente da loucura rodeada por aqueles que mais gosto, como sempre.

Despeço-me com um tema que vai dar vontade de sacudir o pó dos pézinhos e pôr o esqueleto a abanar – a eletrizante “All Night” dos Romare.”

 PLAYLIST de Sofia Sousa

  1. Nina Simone – Ain’t got no – I got life
  2. Camille Saint-Saëns – Le cygne (Le Carnival des Animaux)
  3. Portishead – the Rip
  4. Radiohead – Weird Fishes/ Arpeggi
  5. Fleetwood Mac – The Chain
  6. Pink Floyd – Breathe (In The Air)
  7. L’Impératrice – La Lune
  8. Daft Punk – Around the World
  9. Céu – Varanda Suspensa
  10. Gilberto Gil – O Pato
  11. Ella Fitzgerald – Lazy
  12. The Strokes – Call it Fate, Call it Karma
  13. Photay com a Madison McFerrin – Outré Lux”
  14. Portico Quartet – Prickly Pear
  15. Manuel Cruz – Navio Dela
  16. Ornatos Violeta – Deixa Morrer
  17. Romare – All NIght

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #30 – Sofia Sousa