INESC TEC Science Bits #26 – Entramos numa maratona para conhecer o ritmo da computação quântica

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio, os bits deram lugar aos qubits!

Na corrida pelo desenvolvimento da computação quântica, os recordes parecem suceder-se e a fasquia está cada vez mais elevada. Estaremos a assistir a uma maratona ou a uma competição de 200 metros com barreiras? Foi o que procuramos descobrir neste episódio do Science Bits.

 

Neste episódio do Science Bits, os bits deram lugar aos qubits! Não precisam de calçar as sapatilhas para embarcar nesta corrida, mas preparem-se porque vamos num passo – muito, mesmo muito – acelerado.

Para nos explicar o que é a computação quântica, o que são afinal qubits, porque é que as máquinas quânticas gostam tanto de frio e porque é que são tão rápidas a resolver problemas, convidamos para esta conversa Luís Paulo Santos e Luís Soares Barbosa, Docentes na Universidade do Minho e Investigadores no INESC TEC.

 

Luís Paulo Santos e Luís Soares Barbosa

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #26 – Entramos numa maratona para conhecer o ritmo da computação quântica