Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #28 – André Granjo Oliveira

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 28ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus André Granjo Oliveira.

 

 

André dos Santos Granjo Oliveira

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Business Analyst na Cimlogic Ltd, ITI Group

 

 

Playlist em formato “memory lane”

“Tenho de admitir que quando me convidaram para selecionar uma playlist senti-me um bocado perdido e nervoso. A tarefa de escolher só as melhores músicas que retratassem a minha personalidade e o meu percurso musical pareceu quase impossível. Principalmente depois de olhar para as minhas “liked musics” no spotify.

Na verdade, depois de parar de procrastinar, e realmente pensar em momentos musicais marcantes da minha vida, até foi bastante engraçado e literalmente uma viagem à “memory lane”.

Começamos há muito tempo atrás no início dos meus “teen years”. Como grande parte dos adolescentes, achava que os meus pais não tinham nenhum gosto musical e só gostavam da música de abertura do telejornal. Até que um dia, enquanto a minha irmã mais velha falava de Pink Floyd, não é que os meus pais revelam que os tinham visto num concerto em Alvalade! Caiu-me tudo! Os meus pais tinham num passado, não assim tão distante, sido uns “fixes”. Só mais tarde haveria de descobrir as suas aventuras revolucionárias, mas naquele dia, ficou decidido que como meu primeiro concerto toda a família iria a um tributo aos Pink Floyd. Já no secundário descobri os fantásticos passes-Festival dos comboios da CP. Entre muitos outros festivais a CP levou-me ao meu primeiro festival onde assisti aos Metallica. Ainda novinho nestas andanças, lembro-me de correr com os meus amigos para a primeira fila em frente ao palco. Obviamente, quando chegou à altura dos Metallica tocarem já estava completamente destruído, mas mesmo assim ainda deu para aproveitar um grandioso Moche. Até hoje não sei bem como convenci os meus pais a deixarem-me ir tão novo nesta aventura, mas nunca me vou esquecer do frio que passamos a dormir no chão da Gare do Oriente… felizmente tínhamos os nossos “discman” para ajudar a passar o tempo.

No primeiro ano da faculdade lembro-me de alguns amigos terem participado no concurso da EDP para ganhar passes para Sudoeste. Embora o Sudoeste não apresentasse os estilos musicais que eu normalmente ouvia, ninguém recusa bilhetes gratuitos!! Felizmente decidi ir e não me arrependo. Deixei de ser snob do Rock e alarguei os meus horizontes com Buraca Som Sistema, Sérgio Godinho, entre outros.

Felizmente a minha irmã mais velha sempre teve bom gosto musical e eu acabava por herdar muitos dos seus Álbuns. Contudo não podia deixar de referir o meu primeiro álbum comprado com os trocos que ia juntando, “Absolution” dos Muse. Embora hoje em dia já não seja tão aficionado, naquela altura sabia as letras todas de cor, tendo sido talvez a banda que mais vezes vi ao vivo… além dos Xutos claro!

Quem não se lembra das noites passadas na FEUP a estudar para exames e acabar projetos. A verdade é que durante 2 meses por semestre eu e muitos amigos acabávamos por acampar na Faculdade e não foram assim tão raras as noites que lá dormimos. Entre outras músicas de cadência bem marcada “Harder, Better, Faster, Stronger” dos Daft Punk sempre representou o meu mote trabalho.

A época da odisseia espacial sempre me fascinou desde criança. Mais tarde como Engenheiro ainda se tornou mais impressionante a extraordinária conquista da lua. Mesmo com todos os limites tecnológicos de 1969. “Space Oddity” é uma daquelas músicas que me fazem sonhar e acreditar que com dedicação, esforço e um pouco de sorte tudo é possível. Este ano realizei um dos meus sonhos, o de ir ao Huston Space Center, e enquanto revia todas as conquistas da visita à lua, e todos os planos para os próximos regressos, senti um grande orgulho na Humanidade e que não podemos deixar de acreditar na esperança de um futuro melhor. Já lá vão 7 anos de emigração, e embora não tenha grande motivo para me queixar, dadas as oportunidades que aqui tenho, a minha fantástica esposa Italiana e todos os novos amigos que aqui fiz, a saudade é algo que está sempre presente. Sempre que ouço o “Postal dos Correios”, penso em tudo o que deixei para trás, e embora a emigração dos dias de hoje seja incomparável com a do passado, um bom abraço sabe sempre melhor que uma chamada de Whatsapp.

E como fiel Britânico que sou, não podia deixar de referir os grandes Queen e como eles transformaram a indústria da música. Desafiadores do status, sempre acreditaram no seu valor e afirmaram a sua autenticidade musical. Hoje bebo chá todos os dias, fico uma “lagosta” quando visito Portugal no verão e até fiquei melancólico quando a Rainha morreu. Sou um autêntico “bife” mas não esqueço a minha costela Portuguesa, o que me torna um “outlier”. Mas tal como os Queen, ser diferente só aporta valor e me torna mais versátil.

Por fim deixo-vos com umas das melhores bandas oriundas da minha cidade Natal, uma banda mítica do Porto que nunca tive oportunidade de ver ao vivo. Despeço-me com os Ornatos Violeta, na esperança que eles se continuem a juntar por muito mais vezes.”

 

 PLAYLIST de André Granjo Oliveira

 

  1. Pink Floyd – Money
  2. Metallica –  Enter Sandman
  3. Buraca som Sistema – Kalemba 
  4. Sérgio Godinho – Com Um Brilhozinho Nos Olhos
  5. Xutos e Pontapés – Vida Malvada
  6. Daft Punk – Harder, Better, Faster, Stronger
  7. David Bowie – Space Oddity 
  8. Queen – Bohemian Rhapsody
  9. Rio Grande – Postal dos Correios
  10. Ornatos Violeta – Ouvi dizer 

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #28 – André Granjo Oliveira