Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #26 – João Monteiro

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 26ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus João Monteiro.

João Monteiro

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Lead designer Tooling na ASML

 

A “multifacetada” Playlist de João Monteiro

“Criar uma playlist que acompanhe a minha vida é tão interessante como desafiante, já que a música está quase sempre presente em todas as atividades que faço. Pela mesma razão a minha amplitude de gosto musical é bastante alargada partindo desde o tradicional pimba até composições clássicas – a regra é escolher o estilo certo para o momento oportuno, o importante é apreciar sempre o momento (Tiago Nacarato ft. Ana Bacalhau “Só me apetece dançar”). Chamo-me João e estudei na FEUP entre 2007 e 2012, período no qual completei o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. Nasci em Mafamude, mas vivi em vários sítios: Canelas, Avintes, Canedo (maior período), Matosinhos, Maia e agora Veldhoven, nos Países Baixos. Por essa razão, costumo dizer que sou um pouco de todo o lado. Portanto começamos na aldeia e de lá trago as romarias de verão, um grupo musical que sempre gostei de ouvir foi Santamaria, e daí o clássico: Santamaria “Falésia do amor”. O gosto musical evoluiu com a idade, é claro que nos primeiros tempos é dependente do que quer que os nossos pais tenham na prateleira: Tina Turner “Proud Mary” ou ABBA “Mamma Mia”.

Quando efetivamente comecei a formar o meu próprio gosto apareceu por exemplo No Doubt “It’s my life”. O pop esteve sempre muito presente naquela altura, seja pela idade ou por simplesmente o grupo de amigos escutar o mesmo e por isso lembro-me perfeitamente de ouvir: OutKast “Hey ya!”, Kelly Clarkson “Walk away”. Depois durante a puberdade canalizei as minhas energias para o gótico, por exemplo Evanescence “Bring me to Life”. Com a entrada na faculdade as músicas tiveram um papel diferente: acompanhar os momentos de estudo e foi nessa altura que comecei a ouvir músicas mais orientadas à concentração, do estilo clássico, como Chopin “Aeolian Harp”. Em outros momentos bem distintos: festas das Queimas das Fitas, não posso deixar de referir Xutos e Quim Barreiros.

No pós faculdade, a música continuou muito presente no meu dia a dia. Especialmente quando tenho de executar tarefas em casa/trabalho, dou predileção às músicas mais enérgicas como: Fall Out Boy “Light Em Up”. Atualmente vivo nos Países Baixos, e depois de ter emigrado surgiu um novo gosto pela música portuguesa em particular o fado, derivado à nostalgia e à saudade associadas. Atualmente gosto de publicitar o nosso país, a nossa cultura, gastronomia e música. Não faltam: Mariza “Eu sei” ou Dulce Pontes “Índios da Meia-Praia”.

Aqui, deixei-me influenciar pelos pimbas de cá, já que os holandeses são surpreendentemente tão festeiros quanto nós. Deixo aqui um pequeno exemplo, esta música em particular traduz-se para algo como: “Um shot para animar o ambiente”. René Karst “Atje Voor De Sfeer”. O ano passado casei com a mulher da minha vida, o que despertou em mim um lado mais romântico, algumas das músicas que fazem parte da “nossa” playlist são:  H.E.R “Best Part” ou Jon McLaughlin “So Close”.

Mais recentemente tive o privilégio de ser pai, um dos desafios mais difíceis da minha vida, mas ao mesmo tempo o mais gratificante de todos. Mas uma vez mais a música entra ao serviço. É importante interagir com os bebés mesmo quando eles ainda estão na barriga e por isso uma das músicas que colocávamos sempre para ela ouvir é a da Sara Tavares “Luzinha”. E assim fica um sumário do meu percurso e da presença constante da música na minha vida. Agradeço o convite e o desafio e espero que gostem.”

 

 

PLAYLIST de João Monteiro

 

  1. Tiago Nacarato ft. Ana Bacalhau – Só me apetece dançar
  2. Santamaria – Falésia do amor
  3. Tina Turner – Proud Mary
  4. ABBA – Mamma Mia
  5. No Doubt – It’s my life
  6. OutKast – Hey ya!
  7. Kelly Clarkson – Walk away
  8. Evanescence – Bring me to Life
  9. Chopin – Aeolian Harp
  10. Xutos e Pontapés – Contentores
  11. Fall Out Boy – Light Em Up
  12. Mariza – Eu sei
  13. Dulce Pontes – Índios da Meia-Praia
  14. René Karst – Atje Voor De Sfeer
  15. E.R – Best Part
  16. Jon McLaughlin – So Close
  17. Sara Tavares– Luzinha

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #26 – João Monteiro