INESC TEC Science Bits #24 – Paragem de autocarro: conceito mental, ponto no mapa ou espaço físico?

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits vamos perceber de que forma a tecnologia pode contribuir para a gestão dos transportes públicos e  para uma melhor qualidade dos serviços intermodais.

 

Em 1859, o trajeto entre as cidades de Lisboa e do Porto, através das carreiras da Mala-Posta, demorava 34 horas e passava por 23 estações de muda. Mala-Posta foi o nome que se deu ao primeiro serviço regular de transporte de passageiros, bagagens e malas de correios entre duas ou mais localidades. Acabou extinto em 1875, com o aparecimento do comboio.

Hoje em dia, uma viagem entre Lisboa e Porto, em transporte público, não leva tanto tempo, a não ser que surja algum imprevisto. Trânsito em horas de ponta, condições meteorológicas adversas, acidentes ou avarias podem trocar-nos as voltas e levar-nos ao desespero, sobretudo quando combinamos diferentes modos de transporte.

E se houvesse uma tecnologia que pudesse apoiar a gestão dos transportes públicos e contribuir para uma melhor qualidade dos serviços intermodais?

 

Teresa Galvão e Tânia Fontes

É o que vamos descobrir neste episódio do Science Bits. Para esta viagem, convidamos Teresa Galvão, Professora Associada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigadora no INESC TEC, e Tânia Fontes, Investigadora no INESC TEC.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #24 – Paragem de autocarro: conceito mental, ponto no mapa ou espaço físico?