“I’m Alive”, o novo single de Freddy Locks e Dynamike

Frederico Oliveira (a.k.a Freddy Locks), artista importante no panorama do reggae português, lançou a 23 de janeiro, juntamente com Miguel Campos (a.k.a Dynamike), o tema “I’m Alive”, pela Dynamike Records. Novo tema desde Healing of the Nation, de 25 de julho de 2021, que conta com produção de Dynamike e mixagem e masterização de Pedro Queiroz (a.k.a Mighty Drop).

“Teach love inna babylon, give love inna babylon
  Cause I’m alive/ Yes I’m so alive/ Yes I’m so alive”

Seguindo a tradução, “Ensina amor na babilónia (sinónimo do poder estabelecido e opressivo usado no reggae), dá amor na babilónia / Porque estou vivo / Sim estou vivo”. A mensagem está bem resumida no refrão: Propaga o amor (no seu sentido geral), mesmo numa má situação (neste sentido, a babilónia representa, em termos gerais, o mal, normalmente relacionado com a opressão) porque estás vivo e, portanto, deves sempre espalhar o que de bom existe.

Este single mantém-se no registo característico do som de Freddy Locks, pleno de boas vibrações e de alegria, com as contribuições de Dynamike, na produção e teclados, e a percussão de Romano Rafael dos Souls of Fire. No seu registo de roots reggae, Freddy traz-nos esta mensagem poderosa: “I’m alive” (estou vivo) e, independentemente dos problemas que me rodeiam, estou vivo para aproveitar o que há de bom, com quem mais gosto, nesta minha passagem pelo planeta. Esta mensagem é ainda reforçada por toda a parte instrumental, sempre muito viva e enérgica ao longo dos cerca de 3’50’’ do tema.

Freddy Locks segue uma linha de pensamento e visão do mundo positiva, normal no reggae, embora atento ao direito e liberdade de todos, transmitindo sempre boas vibrações nas suas músicas, quer sejam de protesto contra a desigualdade ou de luta por todos os tipos de liberdade.

Alegram-nos o dia, mas também nos sensibilizam para a necessidade de uma crescente consciencialização e reflexão sobre o que de errado acontece à nossa volta; neste mundo cada vez mais desequilibrado e de extremismos que se afastam dos valores do reggae, onde a união e o amor pelo próximo é essencial, independentemente da cor de pele, religião, nacionalidade, classe social.

Para além deste novo single, Freddy Locks lançou, dia 14 de janeiro deste ano, uma versão ao vivo de “Healing of the Nation”- nova versão da faixa integrante do seu último álbum Overstand, de 2018.

“I’m Alive” acrescenta, assim, o já grande repertório destes músicos, com uma mensagem positiva e encorajadora. Ouve-a aqui.

E para ouvir Healing of the Nation (Live), aqui.

 

Rodrigo Freitas

Publicado a

Comentários fechados em “I’m Alive”, o novo single de Freddy Locks e Dynamike