Fantasporto 2022 – Cinema de Volta à Invicta

O 42º Fantasporto está de volta no Teatro Rivoli, começando já na próxima semana a 1 de abril e oferecendo-nos uma extensa programação de filmes fantásticos (mas não só!) até 10 de abril. A festa do cinema continua a atrair público e competição de todo o mundo, reforçando o seu estatuto de importância a nível internacional.

Fantasporto 2022: o programa do Pequeno Auditório | Central Comics

O icónico festival de cinema fantástico da cidade do Porto volta para mais um ano, sem deixar que pandemias ou guerras lhe ponham um ponto final. Na 42ª edição do Fantasporto há filmes (55 em competição, para ser preciso) de todos os feitios e para todos os gostos, como nos têm vindo a habituar – 27 países chegam à programação final, com o sempre forte destaque para o cinema asiático, que está logo realçado na competição com a secção ORIENT EXPRESS. Mas o cinema nacional não fica esquecido, como acontece infelizmente no dia-a-dia da paisagem dos cinéfilos portugueses: a secção PORTUGUESE FILM premeia o melhor do cinema dentro de portas. É importante ainda destacar a secção ANIMA-TE, que está de regresso ao festival e traz a animação para o diverso leque de escolhas dos espectadores.

A 42ª edição do Fantasporto prolongar-se-á desde o dia 1 ao dia 10 de abril. Na emblemática sessão de abertura, será exibido o clássico de ficção científica Blade Runner, de Ridley Scott, para todos aqueles que nunca tiveram oportunidade de encontrar a obra-prima nos cinemas, ou para aqueles que tiveram essa sorte e querem reviver o momento único. No dia de fecho, há a típica exibição dos filmes premiados na competição.

E se é verdade que o carinhosamente denominado pelos locais “Fantas” traz muitos talentos desconhecidos que brilharão em palcos internacionais anos mais tarde (grandes nomes por estes palcos passaram, como Guillermo del Toro, as irmãs Wachowski, David Cronenberg, e muitos outros mestres do terror e da fantasia), não se fica pelas promessas futuras. Este ano, o célebre Takashi Miike, realizador japonês responsável por clássicos com estatuto de culto como Audition ou Ichi the Killer, que marcam pela sua coragem em mostrarem o que o espectador nem imaginaria nos seus mais mórbidos devaneios, participa no festival com The Mole Song, a colorida, violenta e esotérica aventura que envolve polícia, máfia, e com certeza, uma boa sessão de cinema.

O festival realiza-se no Teatro Rivoli e os bilhetes estão já à venda, com vários descontos quer para estudantes, bilhetes duplos, ou para aqueles que estão com fome da sétima arte e desejam frequentar um grande número de sessões. A sua compra poderá ser feita no próprio estabelecimento do Teatro Rivoli, ou pela internet através da Bilheteira Online (https://www.bol.pt).

 

José Pedro Araújo

Publicado a

Comentários fechados em Fantasporto 2022 – Cinema de Volta à Invicta