Os cinco álbuns de 2022 para quem quer começar a ouvir Metal

Apesar dos inúmeros contratempos que não nos deixaram voltar à normalidade dos concertos e festivais, 2021 foi um ano cheio de incríveis lançamentos por toda a indústria da música. Mas passado é passado, e 2022 promete ser um ano inesquecível, especialmente se estivermos a falar de géneros mais “extremos” de música.

O Metal sempre foi uma comunidade mais fechada, e o leitor que, por algum acaso, decidir começar a aventurar-se nesse meio, poderá sentir-se um pouco perdido. É então, para este jovem iniciado, a quem se destina a seguinte lista: cinco álbuns de 2022 perfeitos para aqueles que querem começar a escutar Rock e Metal.

 

1. Sabaton

Sabaton é, inegavelmente, uma das maiores bandas da atualidade, além de ser um dos melhores pontos de entrada para o Metal. Enchendo estádios ao redor do mundo, a banda de power metal Suéco é famosa pelas letras sobre história militar, que atrai qualquer fã do tema. O seu novo álbum, The war to end All Wars – que será lançado no dia 4 de março –  aborda a primeira guerra mundial, assim como a sua antecessora, The Great War (2019). Contudo, dois singles já foram lançados: The Christmas Truce e Soldier of Heaven.

 

 

2. Ibaraki

Esta escolha pode parecer um pouco estranha à primeira vista. Ibaraki é um projeto de Black Metal (um dos géneros menos amigáveis a novos ouvintes) entre Matt Heafy do Trivium, e o legendário Ihsahn do Emperor. O primeiro álbum ainda não tem data para ser lançado este ano, mas o que sabemos já chama atenção: contará com uma participação especial de Nergal do Behemoth e de músicas inspiradas no folclore japonês. Ibaraki tem tudo para ser algo único, que só um género como o Metal poderia propiciar. Se o leitor é um aficionado pela cultura japonesa, deve claramente espreitar o projeto.

 

3. Rammstein

Rammstein é outra banda que dispensa apresentações. O excêntrico sexteto alemão é famoso pelos seus espetáculos pirotécnicos e pelas suas inúmeras polémicas. Provavelmente, a maioria das pessoas à face da terra já escutaram Du Hast e Amerika. Ainda não há uma data específica, mas o novo álbum deve estrear na primeira metade de 2022. Um single já foi lançado, mas infelizmente não está disponível para nenhum terráqueo, sendo o astronauta Thomas Pesquet, a única pessoa a ter escutado a música, na International Space Station (ISS) em outubro do ano passado.

 

 

4. Power Paladin

Esse espaço pertencia ao Ghost, que é sem dúvidas uma das maiores bandas de Rock da atualidade (além de extremamente amigável a novos ouvintes, todos deveriam ouvir). Porém, enquanto escrevia este artigo, acabei por escutar o primeiro álbum da banda de Power Metal Islandês Power Paladin, With the Magic of Windfire Steel, lançado dia 7 deste mês de janeiro. Power metal é, ao mesmo tempo, uma grande porta de entrada e um “turn away” para o Metal, já que há muitas bandas excelentes e outras que deixam a desejar. Power Paladin é incrível, sendo extremamente divertido. E se amas Role Playing Game (RPG) tanto quanto eu, ou apenas te queres sentir como um herói enquanto passeias o teu cachorro, esse álbum torna-se uma aventura épica feita à medida.

 

5. Ozzy Osbourne

 

Nenhuma lista sobre Rock e/ou Metal está completa sem o próprio Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne. Um dos pais do Heavy Metal, enquanto parte da formação original do Black Sabbath, Ozzy não parece querer descansar com a idade, lançando mais um álbum solo que está para chegar esta primavera. E ele não está mal acompanhado, tendo colaborações de Zakk Wylde, Tony Iommi e muitos outros grandes artistas. Este é um álbum que não há como deixar passar em 2022.

 

 

Amon Amarth, Behemoth, Gaerea, Megadeth, Obituary, Destruction: estas são apenas algumas das bandas que irão lançar novo material este ano, mas que não fizeram parte da lista, muito por não serem os melhores exemplos para alguém que está a apenas começar Mesmo assim, mostram que há muito mais à espera dos que entrem esse mundo fantástico do Metal.

Por fim, vale sempre a pena lembrar a existência de sites como o Bandcamp, que ajudam o underground a manter-se vivo. Ao final de contas, não importa o estilo Metal, Rap ou Reggae; o importante é apoiar aquele artista que gostas e sua própria cena local, pois assim mantemos viva a inovação dentro do mundo da música.

 

Lucas Avello

Publicado a

Comentários fechados em Os cinco álbuns de 2022 para quem quer começar a ouvir Metal