Erro de Pandora #1 – Um olhar sobre a Evolução com Paulo Gama Mota

Biólogo, professor e doutorado na Universidade de Coimbra, Paulo Gama Mota especializou-se no estudo do comportamento animal e na compreensão das suas causas evolutivas.
Neste episódio, procuramos explorar a sabedoria e capacidade de comunicação do nosso convidado, de forma a poder expor as suas ideias de maneira clara e dinâmica. Assim, e ainda que não seguindo exatamente o fluxo inicialmente previsto no guião, este episódio levou-nos à descoberta da Etologia.
Inicialmente, abordamos o tópico mais consensual da biologia evolutiva – a seleção natural, não esquecendo, como seria de esperar, de mencionar o seu ícone – Charles Darwin.
Abordamos, ainda, a seleção ao nível do gene (por oposição à seleção ao nível do indivíduo), discutindo a sua relação com a explicação do altruísmo e cooperação entre indivíduos, tocando ainda na teoria do kin selection.
Posteriormente, debruçamo-nos levemente sobre a seleção de grupo antes de terminar o programa naquela que, para nós, foi a parte mais interessante – a seleção sexual. Aqui, debatemos essencialmente o surgimento desta teoria, bem como o modelo do sensory bias e a hipótese de runaway, cujas formulações nos geraram particular interesse.
Com este episódio esperamos divulgar informação de forma criativa e lúdica, potenciando aos nossos ouvintes um hobby diferente.

   Não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais:

INSTAGRAM:

@errodepandora

@antonio.csalgado

@edu.rodrigues0209 

@ricky.c2000

Publicado a

Comentários fechados em Erro de Pandora #1 – Um olhar sobre a Evolução com Paulo Gama Mota