INESC TEC Science Bits #20 – Um satélite do tamanho de um cubo de Rubik?

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits vamos falar de exploração espacial, perceber que o clima não é só chuva e calor e descobrir o admirável mundo novo dos nanosatélites.

Satélites permitem que todos tenhamos acesso a comunicações rápidas e eficazes e já não se imagina um mundo sem chamadas Zoom ou telemóveis. No entanto, a quantidade de satélites defuntos a orbitar o planeta é alarmante. De acordo com a NASA, há 27 000 pedaços de satélites e outros tipos de lixo em volta da Terra. Chamam-lhe de “space junk”. Mas e se os satélites fossem mais pequenos; pequenos ao ponto de um caber na palma de uma mão? Seria esta uma opção mais sustentável para as telecomunicações do futuro?

Susana Barbosa, investigadora no INESC TEC, está a trabalhar na solução. A sua equipa está a apoiar no desenvolvimento de nanosatélites através do projeto NEWSAT.

Susana Barbosa

Susana Barbosa

Susana Barbosa é investigadora no INESC TEC. Estudou Astronomia, tem um mestrado em Métodos Computacionais pela FEUP e um doutoramento em Surveying Engineering. Depois de efetuar um pós doutoramento em Israel,  interessou-se por estudar processos dinâmicos terrestres. Atualmente, os seus interesses de investigação são altamente multidisciplinares, circulando a análise e estudo de dados climáticos, radioatividade ambiental e interações do sistema espaço-Terra.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #20 – Um satélite do tamanho de um cubo de Rubik?