Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #16 – Hugo Ribeiro

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 16ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Hugo Ribeiro.


Hugo Ribeiro

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2007)

Secretário Fiscal do Comité Angolano de Barragens (Angola)

 

40 anos de música na playlist de Hugo Ribeiro

 

“Baralha, parte e dá….. volta a baralhar…..

Isto mais parecia um jogo de cartas, foram tantas as vezes que baralhei e escolhi 12 músicas para esta rubrica. Impossível ter uma escolha perfeita, assim esta ficou feita. Espero que gostem.

Divido esta playlist em dois momentos. As músicas que ouvi durante a adolescência, um tempo onde bandas como Queen, Gun’s n Rose, Nirvana entre outros tocavam em todas as festas, férias ou mesmo entre amigos no recreio da escola, com um colega a dedilhar uma música de uma dessas bandas. Muitas delas ainda hoje continuam juntas, outras infelizmente separaram-se e algumas delas perderam o seu vocalista.

Mais tarde, já passada a adolescência, as músicas tornaram-se mais calmas, mais íntimas e são mais os solistas que as bandas. Aqui encontro músicas que me acompanharam na faculdade, quando fui trabalhar para Espanha, o regresso a Portugal e por fim Angola.

Agora que escrevo e reflito melhor, reparo que entre a primeira e última música passam 40 anos, e podemos ver uma clara diferença entre os primeiros 20 anos e os seguintes.

Começo com uma banda que muita saudade deixou, Queen. Aqui podia começar com inúmeras músicas, mas escolho uma editada no ano em que nasci, Don’t Stop me Now.

Apesar dos Fire Inc nunca terem tido um sucesso comercial, Nowhere Fast foi muito replicada por diversos grupos, conheci a música tocada pelos Meat Loaf mas a original é sempre melhor.

Segue-se uma banda que fez parte da minha coletânea de CD, Bon Jovi. Aqui tinha muitas escolhas… Bed of Roses, It’s my life ou Allways podiam estar aqui, mas escolhi Never Say Goodbye. Esta era melhor para dançar.

“Use Your Illusion I” ou “II”, disco que todos tínhamos. Fosse em que festa fosse, onde passávamos férias, estava sempre presente um destes CD’s dos Gun’s n Roses. Knockin’ on heaven’s door, Don’t cry ou November Rain tocaram vezes sem conta. Mais raro era o primeiro CD dos “Gun’s”, Appetite for Destruction. Aqui encontra-se a minha música preferida dos “Gun’s”, Sweet Child of Mine.

As duas músicas seguintes vieram ambas de Seatle. Estávamos no início dos anos 90 e um rock alternativo começa a ganhar espaço. Era um rock mais simples e mais fácil de tocar, no recreio da escola havia sempre uma guitarra a tocar Pearl Jam ou Nirvana. Dos Pearl Jam escolho Black do álbum de estreia “Ten”, Alive e Last Kiss ou Jeramy seriam igualmente boa escolha. Dos Nirvana deixo The Man Who Sold the World.

Andamos um pouco no tempo e chega à nossa discografia No Angel da Dido. Thank You e Here With Me foram os primeiros singles, mas o que mais tocava no carro era All You Want. Dido ainda me acompanhou com o álbum “Life for Rent” e apesar de Dido estar afastada das rádios portuguesas, ainda hoje a acompanho. Deixo aqui uma curiosidade, o vídeo da música The Day Before the Day foi gravado na Nazaré.

Quando fui trabalhar para Espanha a música espanhola estava a atravessar um dos seus melhores momentos. Grupos como La Oreja de Van Gogh, Amaral, Efecto Mariposa ou El Canto Del Loco tocavam em todo o lado. Deste último grupo vem aquela que é provavelmente a minha música preferida, Peter Pan.

Todos temos aquela banda de concurso que gostamos, assim como em segredo. A minha é Girls AloudSound of the Underground foi o primeiro single, mas a melhor música do grupo, pelo menos para mim, é The Promisse.

Agora uma música um pouco mais regional, um pouco para todos nós que recebíamos um adeus quando passávamos o Saldanha. Marco Rodrigues, um cantor que ouvi no Caixa Alfama, e que desde então passei a seguir, canta com Carlos do Carmo, O Senhor do Saldanha.

Também conheci Vanesa Martin quando estive a trabalhar em Espanha. O álbum “Água” foi o primeiro e lembro-me de estar em casa, a televisão no canal dos “40 Principales” quando começa a tocar Aún No Te Has Ido. É sem dúvida a minha cantora preferida, e podia fazer esta rubrica só com músicas dela. Fica uma das que mais gosto Polvo de Mariposas. Em 2018 fez o primeiro concerto em Portugal, e eu fiquei à espera, como um adolescente, com o álbum “Água” para assinar e consegui o autógrafo, como podem ver na foto.

Por fim Angola. Matias Damasio e Anselmo Ralph têm a sua quota parte de sucesso em Portugal, mas em Angola tocava mais Rui Orlando, deixo aqui a música Mais Forte ao Teu lado, a que mais ouvi nas loucas filas de trânsito de Luanda, e convido-vos a ouvirem mais.”

 

PLAYLIST de Hugo Ribeiro

  1. Queen – Don’t stop me now (1979)
  2. Fire Inc. – Nowhere Fast (1984)
  3. Bon Jovi – Never Say Goodbye (1986)
  4. Guns – Sweet Child of Mine (1988)
  5. Pearl Jam – Black (1991)
  6. Nirvana – The Man Who Sold the World (1993)
  7. Dido – All You Want (1999)
  8. ECDL – Peter Pan (2008)
  9. Girls Aloud – The Promise (2008)
  10. Marco Rodrigues com Carlos do Carmo – O Homem do Saldanha (2010)
  11. Vanessa Martin – Polvo de Mariposas (2014)
  12. Rui Orlando – Mais Forte ao Teu lado (2019)

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #16 – Hugo Ribeiro