Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #15 – Joana Duarte

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 15ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Joana Duarte.

 

Joana Duarte

Licenciatura em Ciências de Engenharia – Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (2014)

Mestrado em Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (2015)

Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais (2016)

Bolseira de doutoramento no Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais / Docente no Departamento de Engenharia de Minas da FEUP

 

A vida da Joana Duarte em forma de “Playlist”

“Ano de 1992 e a fechar o mês de julho, nasço no Porto a 31. Vou passar os primeiros anos de infância à frente (até porque teria que ligar à minha mãe a pedir detalhes) e saltar já para o primeiro grande acontecimento: a entrada para o Conservatório de Música, onde aprendi a tocar piano, razão da minha primeira escolha: Nocturne op.9 No.2. Cliché uma pianista gostar de Chopin, não é?

Dos vários saltos de carreira que fui dando (quem nunca) aterrei em cheio na Geologia, algures no 7º ano, ideia da qual só saí no 11º ano. Ensino secundário. A segunda música da minha playlist é de uma banda que me acompanhou muito nessa altura, Keane.

Foi nesse ano que descobri Engenharia de Minas e Geo-ambiente. Como assim uma Engenharia inteiramente dedicada à minha área favorita de ciências? Fiquei duplamente feliz quando li, na descrição do curso, que era lecionado na FEUP, uma das faculdades mais prestigiadas do país. Por esta altura, ainda ouvia imenso uma banda que ainda hoje me acompanha, Coldplay.

Durante os meus anos de estudante universitária não me dediquei exclusivamente ao curso. Estive muito ativa nas artes do espetáculo e nunca perdi a ligação à música. Tive oportunidade de fazer viagens INCRÍVEIS com o Ensemble Vocal Notas Soltas, um coro maravilhoso da Maia, de onde sou natural. Pela nostalgia que essas memórias me trazem, selecionei To build a home.

Foi já a fechar o curso que consegui realizar um dos sonhos de criança: aprender Dança Oriental. A minha quinta escolha musical recai numa faixa que me transporta para o Egipto (Halitus), a minha viagem de sonho, o meu sonho por cumprir.

Esperem lá… Uma playlist com 5 músicas? Não pode ser! Ainda nem sequer escolhi uma faixa portuguesa! Incluo na minha playlist António Zambujo, com uma música que sinto que é uma ode à raíz da nossa cultura (ouçam este instrumental…). Também em registo português, Os Quatro e Meia (que banda incrível). Como me é muito difícil escolher só uma música, deixo duas (muito contrastantes).

Recentemente ando a redescobrir os melhores anos de produção musical e, em jeito de homenagem, Pink Floyd. Por fim, quero deixar uma música com uma mensagem subliminar de força para todos nós. De uma cantora cuja voz admiro profundamente diretamente para a playlist, Sia.”

 

PLAYLIST de Joana Duarte

  1. Chopin – Nocturne op.9 No.2
  2. Keane – Bedshaped 
  3. Coldplay – Fix you
  4. Cinematic Orchestra – To build a home 
  5. Mercan Dede – Halitus 
  6. António Zambujo – Pica do 7 
  7. Os Quatro e Meia – Olá, solidão 
  8. Os Quatro e Meia – Sentir o sol 
  9. Pink Floyd – Comfortably numb 
  10. Sia – Alive 

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #15 – Joana Duarte