Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #14 – Beatriz Macedo

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 14ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Beatriz Macedo. 

Beatriz Macedo

Engenharia Metalúrgica e de Materiais, FEUP (2019)

Business Analyst na Deloitte

 

A playlist “em repeat” da Beatriz Macedo

“Para mim a música sempre esteve muito intimamente ligada a viagens de carro. Desde que aprendi a cantar tanto em português como espanhol, com a minha irmã, durante as boleias para a escola, até às roadtrips com amigas durante os anos da faculdade, ouvi mais música no carro do que em qualquer outro lugar. Quando éramos crianças, tínhamos a mania de ouvir a mesma canção repetida vezes e vezes sem conta e eu continuei esse vício mesmo depois de tirar a carta. Ou seja, as minhas aventuras universitárias, desde as viagens diárias entre a casa e faculdade, às boleias da semana da Queima das Fitas, muita da minha vida na FEUP foi pontuada pelas mesmas músicas em repeat, que hoje partilho convosco. Herdei os meus primeiros CDs para pôr no carro do meu pai, os mesmos CDs que ouvia no caminho para a escola em pequena, tanto portugueses como espanhóis. Algumas músicas como No Hay Humor dos Presuntos Implicados e algumas faixas dos GNR foram ouvidas tantas vezes que acabaram por começar a soar “riscadas”.  E com a entrada na faculdade e a compra do meu primeiro carro (um minúsculo mas muito acarinhado Fiat Seicento Sport) vieram os primeiros CDs comprados por amigas. Faixas como Hang Loose ou Lonely Boy acompanharam-me não só nas viagens diárias como em grandes aventuras pelo interior de Portugal. A meio do meu percurso pela FEUP, herdei o querido carro de família, ao qual troquei o rádio possibilitando ouvir música através de um USB. Desde a mudança de curso de Mecânica para Materiais (que me foi muito difícil) aos meses que passei a escrever a tese, dependi muito da energia que me dava ir o caminho todo a cantar de manhã, até à faculdade. E mesmo enquanto escrevia trabalhos (e a tese!) nas salas de computadores, acabava sempre por escolher as mesmas faixas para me dar alento em momentos difíceis. Acabei o curso a saber a totalidade da letra de Lose Yourself, até à última vírgula.

Por último deixo-vos com algumas sugestões mais ligeiras de música que ouvi estes últimos anos (como sempre, no carro) nas longas viagens entre Porto e Ovar que fiz devido ao meu primeiro emprego quando terminei o curso. E as alegrias que fui ouvindo nas viagens de carro que fiz em 2020, sem ir a lado nenhum, só como forma de sair de casa, ter os vidros abertos e sentir um gostinho a liberdade. A Canção ao Lado e Heaven são os favoritos deste último ano. Trabalhar mais perto tem muitas vantagens, mas tira-me estes momentos de introspeção ao volante de que sempre gostei tanto. Ainda assim, até uma ida ao supermercado com uma canção mexida é suficiente para me trazer um sorriso num dia mais cinzento.

 

PLAYLIST de Beatriz Macedo

  1. Presuntos Implicados – No hay humor
  2. GNR – Ana Lee
  3. Clã – O hábito do monge
  4. GNR – Impressões Digitais
  5. Alabama Shakes – Hang Loose
  6. Monophonics – Sound of Sinning
  7. The Black Keys – Lonely Boy
  8. Kongos – Come with me now
  9. Muse – Unnatural Selection
  10. Eminem – Lose Yourself
  11. Deolinda – Canção ao Lado
  12. Ella Fitzgerald – Heaven

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #14 – Beatriz Macedo