Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #12 – João Vale

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 12ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus João Vale.

 

João Vale

Mestrado Integrado em Bioengenharia, Ramo de Engenharia Biológica (2017)

Estudante do Programa Doutoral de Engenharia Química e Biológica (PDEQB) na FEUP

 

As versáteis escolhas musicais de João Vale

“O meu percurso na música começou aos 6 anos, no piano, e deste então fui expandindo para vários instrumentos diferentes e participei em alguns projetos musicais. Um desses foi com os Murchan Murchan, grupo musical de estudantes de Bioengenharia e de Engenharia de Materiais na FEUP, onde pude participar durante alguns bons anos. As minhas escolhas para esta playlist são por isso baseadas não só no que gosto de ouvir mas também no que gosto de tocar. Esses gostos são muito variados e estão constantemente a ser expandidos: é muito comum estar a ouvir algo que faz com que eu pareça muito intelectual, como John Coltrane, mas logo a seguir mudar para hardbass russo.

Começando pelas portuguesas, os Trabalhadores do Comércio são talvez a minha banda portuguesa favorita. Apesar de muitas vezes não serem levados a sério, devido ao tom “humoroso” e sotaque do “Puorto” das músicas, acho sinceramente que são uma banda muito interessante pelas histórias que conseguem contar em estilos musicais diferentes. Esta música que sugiro, Lucinda, é um exemplo disso passado na estação de Campanhã.

Tenho também que incluir o Rui Veloso nesta playlist, sendo ele uma das minhas maiores inspirações na guitarra quando era mais novo. Destaco em particular os seus primeiros álbuns, nomeadamente o Ar de Rock e o Fora de Moda. Na música A Minha Namorada Até Fala Estrangeiro o Rui mostra a sua capacidade de contar histórias simples com um tom muito pessoal, que é típico das suas músicas da altura.

De seguida quero falar do Eric Clapton, que tem semelhanças com o Rui Veloso: ambos guitarristas que adoram os Blues, mas que encontraram os seus maiores sucessos em estilos que não esse. Toda a gente conhece Layla e Tears in Heaven, por isso sugiro aqui a Forever Man que é outra música dele da qual gosto.

Outro estilo musical que gosto muito é o Bossa Nova. Alguns dos meus nomes preferidos neste estilo são o Tom Jobim e o Stan Getz, mas aqui recomendo algo menos conhecido: a versão da música Corcovado do saxofonista Cannonball Adderley e todo o seu álbum Cannonball’s Bossa Nova.

A música seguinte, Blue in Green do Miles Davis, é sem dúvida uma das minhas favoritas deste músico que inventou e revolucionou mais subgéneros de jazz do que os que eu conheço. Esta é a música ideal para um dia de chuva em que estamos sentados em frente à lareira a ler um bom livro.

Tendo talvez como inspiração o álbum Doo-Bop do Miles Davis, a música de Nujabes funde jazz com hip-hop e rap. O vinil do seu álbum Modal Soul é um dos meus favoritos da coleção cá de casa, e esta música Feathers é um bom exemplo do seu estilo.

Seguindo no hip-hop e rap, o Eminem é um dos meus nomes favoritos. As suas músicas, como a Stan que partilho nesta playlist, contam histórias muito interessantes, modernas, e muitas vezes pessoais.

Tenho de falar também nos The Shadows, uma banda de rock britânica daquelas que já não se fazem. Apenas focados no instrumental, conseguiram muito sucesso a nível global e esta música Man of Mystery é sem dúvida um exemplo das razões para tal.

Já perto do final da playlist aparecem os Pink Floyd, uma das bandas que me influenciaram mais durante a adolescência quando estava muito focado em aprender guitarra. Esta música Nobody Home do The Wall, curiosamente, foi uma das minhas favoritas quando assisti a um concerto do Roger Waters há cerca de 10 anos.

Termino esta playlist com a música Giorgio by Moroder dos Daft Punk, porque toda a gente gosta de Daft Punk e vamos ter saudades.

 

PLAYLIST de  João Vale

  1. Lucinda – Trabalhadores do Comércio
  2. A minha namorada até fala estrangeiro – Rui Veloso
  3. Forever Man – Eric Clapton
  4. Corcovado – Cannonball Adderley
  5. Blue in Green – Miles Davis
  6. Feather- Nujabes
  7. Stan – Eminem
  8. Man of Mystery – The Shadows
  9. Nobody Home – Pink Floyd
  10. Giorgio by Moroder – Daft Punk

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #12 – João Vale