Espetáculo multissensorial de Michelangelo e Leonardo Da Vinci chega ao Porto

O atelier OCubo, na linhagem multissensorial de outras exibições, que revisitaram o universo criativo de grandes artistas, como Claude Monet e Gustav Klimt, traz agora uma nova proposta dedicada a Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Dois dos artistas mais importantes do Renascimento italiano.

Leonardo Da Vinci e Michelangelo Buonarroti eram donos de uma genialidade inquestionável e intemporal. A junção de ambos numa unica exposição parece uma partida ousada. Uma aproximação anedótica atendendo a reconhecida rivalidade entre os dois mestres do Renascimento.

O espetáculo inicia-se com as obras de Michelangelo e, em seguida, erguem-se nas pedras ruídas da cave o belo rosto da Pietà (1498), o jovem rosto de Baco (1596) e o olhar sereno de David (1501), mais tarde, aparecem alguns dos frescos pintados no teto da Capela Sistina (1508-1512), como o Julgamento Final e a Criação de Adão.

De seguida, visitamos a mente agitada e curiosa de um génio, Leonardo Da Vinci. As paredes tingem-se dos impressionantes desenhos encontrados nos cadernos privados do autor.  Nas suas páginas, o artista estudava meticulosamente a anatomia e a proporção  humana, como revela o Homem Vitruviano (1490), além disso, estudava aquitetura, escultura e desenhava todo tipo de máquinas.

Também encontramos referências às suas pinturas más célebres como a Mona Lisa (1503-06), Salvator Mundi (cerca de 1490) ou a Batalha de Anghiari (1504-05).

Il Divino Michelangelo e Il Genio Da Vinci, como se intitula a exposição, inaugurou-se na Alfândega do Porto a 16 de abril e estará disponível ao público até 11 de julho.

Os preços dos bilhetes variam entre 7,5€ e 10€ e para crianças até 3 anos, a entrada é gratuita.

Para comprar os bilhetes podes aceder ao site oficial da Immersivus Gallery, a empresa responsável pelo evento.

 

Aida Zimmer

Publicado a

Comentários fechados em Espetáculo multissensorial de Michelangelo e Leonardo Da Vinci chega ao Porto