Ao ar livre: Entrevista ao ultramaratonista Carlos Sá

Carlos Sá, de 47 anos, está preparado para lidar com as 7 tempestades! Natural de Barcelos, é atleta na modalidade de Ultra-Maratona e recordista mundial de subida e descida da Aconcágua, a montanha mais alta do continente americano.

Créditos: DR

Inspirado por Carlos Lopes, o atleta português começou por se dedicar ao atletismo desde muito jovem. No entanto, a partir dos 20 anos, a precariedade da modalidade leva-o a focar-se no trabalho, deixando o sonho adormecido. Depois de vários anos afastado da modalidade, a fumar dois maços por dia e com dificuldades em subir escadas em casa, Carlos Sá inspira-se com o nascimento do filho para voltar ao desporto, assim como com o percurso do alpinista João Garcia, com quem veio a escalar no Peru e as mais diversas montanhas da Europa.

“Quando gostamos muito de uma coisa, mais tarde, conseguimos voltar a fazer o que nos faz feliz.”

O atleta acaba por se tornar num exemplo de dedicação, autocontrolo e superação perante as adversidades e os desafios mais difíceis. Conquistou o pódio em mais de 5 provas de renome mundial (3 delas em primeiro lugar) e mais umas quantas a nível europeu e nacional.

“A prova mais longa que fiz foi a travessia da Groenlândia, 6 dias a dormir 5 a 6 horas e as restantes horas eram sempre a andar”.

Atualmente, sem colocar o desporto de lado, Carlos foca-se essencialmente no desenvolvimento empresarial em Portugal. Dinamiza provas e diz contar já com 8 eventos agendadas para este ano. “Vamos dar mais de 33 mil euros para os pódios”. Apesar das condições atuais serem diferentes, com limite de participantes e saídas individuais para que se mantenham as condições de segurança, o espírito é o mesmo. As provas localizam-se no Norte de Portugal, em territórios incríveis que, segundo Carlos, a melhor forma de os conhecer é através da corrida.

Para além de organizar provas e de ser atleta, Carlos realiza palestras motivacionais, mostrando que a sua motivação, muitas das vezes, está nos exemplos dos outros.” Se tu não consegues fazer um esforço para alcançar o teu sonho como é que estes heróis conseguem acordar e lutar pela vida não sabendo o dia da amanhã?

O atleta apela para a importância dos jovens fazerem aquilo que lhes vai no coração. Realça que, na mudança do paradigma ambiental, a resposta não está nos políticos mas sim em cada um de nós. “O fator decisivo para a mudança és tu”. “Não é assim tão difícil mudar este mundo”.

São casos como Carlos Sá que nos inspiram para sermos melhor. E tu, de que estás à espera para conquistar a tua maratona? Mostra a ti mesmo que és capaz!

Deixamos-te o áudio desta entrevista para desfrutares durante uma corrida na cidade ou na montanha, num sítio que te inspire a fazer e a mudar.

 

Paulo Senra

Publicado a

Comentários fechados em Ao ar livre: Entrevista ao ultramaratonista Carlos Sá