Pioneiros em Portugal – A primeira Associação Juvenil de Assessoria de Imprensa, nasce na Universidade do Porto

O que acontece quando quatro super finalistas de Ciências da Comunicação da FLUP se juntam, durante a primeira pandemia das suas vidas? Criam a POST, a primeira Associação Juvenil de Assessoria e Comunicação estratégica da Universidade do Porto.

Fomos virtualmente até à FLUP para conversar com a Joana Martins, a Inês Pereira, o João Norte  e o Pedro Oliveira, os fundadores da POST, a primeira Associação Juvenil de Assessoria de Imprensa do país (sim, do país). Nesta conversa, falamos de pouco de tudo, desde os motivos que levaram à criação desta empresa, às dificuldades do mercado, os planos para o futuro e, claro, tiramos todas as dúvidas sobre a área mais recente de Ciências da Comunicação – A Assessoria.

Vamos contar-vos tudo e, no final, podem ouvir a entrevista, no fim do artigo, pela voz dos próprios. São 30 minutos na “amena cavaqueira” com a malta da FLUP.

A POST é a primeira Associação Juvenil de Assessoria de Imprensa criada em Portugal e surge como resposta à falta de oportunidades extra-curriculares sentidas pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Comunicação que não sonham com o Jornalismo, ou seja, os alunos de Multimédia e Assessoria. A intenção é que este seja um laboratório de conhecimento coordenado de e para os alunos de forma a aprenderem em conjunto ao longo dos 3 anos do curso.

“É a coisa mais interessante que fiz nestes 3 anos de licenciatura, é uma pena ser no nosso último ano” [João]

Era um desejo antigo de alguns professores da licenciatura e o convite surgiu através do próprio diretor do curso de Ciências da Comunicação. Uma semana depois, os quatro entregaram a proposta do projeto e, hoje, já estão a criar uma equipa. A POST é um projeto ao qual pretendem ficar ligados, mesmo depois de concluírem a licenciatura, o que vai acontecer em breve, mas, acima de tudo, é uma oportunidade que se abre para os que estão a sair, mas também para os que estão a chegar agora ao curso de Ciências da Comunicação.

“Queremos deixar um legado” [João]

Neste momento, a POST  está a recrutar, dentro da FLUP, para os quatro departamentos que formam a associação: Recursos Humanos, Relações Externas, Marketing e Comunicação, Design e Multimédia.

Queres ficar na história da FLUP e fazer parte da primeira empresa de assessoria da UP? Tens aí o bichinho da comunicação? Queres ter uma aproximação ao mercado de trabalho? Então não percas a oportunidade e junta-te a este “bando dos 4”.

A primeira fase de recrutamento, aberta à FLUP, já terminou, mas em breve toda a UP será convidada a participar e para isso, só tens de estar atent@ à página da AEFLUP

 

Marília Azevedo

 

Publicado a

Comentários fechados em Pioneiros em Portugal – A primeira Associação Juvenil de Assessoria de Imprensa, nasce na Universidade do Porto