O Holocausto trazido à cidade do Porto

Devia ter sido inaugurado a 20 de janeiro do presente ano, no entanto, com a pandemia, o primeiro Museu do Holocausto da Península Ibérica vai ter de continuar a esperar pela sua abertura.

Auschwitz

Auschwitz-Birkenau

Foi a 27 de janeiro que se comemorou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e seria assim esperado que fosse esse o dia para a abertura das portas ao público. A Covid-19 trocou, mais uma vez, as voltas aos curadores da exposição e esta última será inaugurada “assim que for possível”, como afirmou Hugo Vaz (curador da exposição) à JPN.

O museu encontra-se organizado em três diferentes fases: a vida dos judeus antes do Holocausto; a morte durante o Holocausto e a vida após a catástrofe. É importante, segundo Hugo Vaz, não deixar que as pessoas fiquem apenas com a ideia de que o Holocausto se resume à morte de milhões de judeus, mas também, que se lembrem “de toda a sua cultura, história, tradições e vivências familiares.

Neste sentido, a primeira fase do museu, com inicio na entrada do mesmo, resume a vida impactante dos judeus no pré-nazismo. Na fase seguinte, o objetivo do museu passa por impactar o visitante confrontando-o com uma réplica de uma camarata de Auschwitz-Birkenau. É também nesta sala que se encontra uma parede repleta de nomes de judeus, vítimas desta tragédia, como forma de homenagem. A visita termina num espaço verde por forma a retratar o judaísmo europeu no pós-guerra.

 

This slideshow requires JavaScript.

Hugo Vaz deixa frisado que o museu foi pensado para “promover a educação e a memória sobre o Holocausto, para que este, que é um dos mais sombrios episódios da nossa história, não se volte a repetir”.

A entrada no museu (incluindo as visitas guiadas) irão ser, para já, gratuitas. A localização do Museu do Holocausto situa-se na Rua do Campo Alegre, número 790, perto da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A Engenharia Rádio recomenda vivamente a visita a este espaço, aquando a sua permissão, para que fiques a conhecer mais e melhor acerca da história da nossa Humanidade.

 

Joana Carneiro

Publicado a

Comentários fechados em O Holocausto trazido à cidade do Porto